Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Mind Zero: Mais um Modesto JRPG [ANÁLISE/REVIEW]

Agora vamos falar de um jogo que todo mundo taca o pau, aquele jogo que pode se dizer que decepcionou aos jogadores igual ao No Man Sky. E por quê o motivo dessa análise? Hora, é simples... Porque eu quis! (Na verdade é porquê achei injusto o que fizeram com o game); A verdade é que ao procurar por reviews ou análises do mesmo, não encontrei nada de fato "confiável", pois boa parte das pessoas que escreveram sobre ele parecem só ter jogado o tutorial (que é bem longo). E advinha? eu vou fazer a proeza de recomendar esse jogo a você! Sente a moral do Sensei irmão, só sente a moral!


ENRENDO


A história se dá inicio com um estudante normal vivendo uma vida normal, mas isso está prestes a mudar quando uma série de fatos vem acontecendo em sua cidade. Crimes, acidentes e desgraça vem acontecendo nesta pacata cidade, e alguns estudantes são pegos por esse fenômeno sobrenatural e adquirem uma habilidade ao qual é chamada de MIND que dão ao portador poderes de criaturas de outra dimensão. Agora estes estudantes estão envolvidos não só com os problemas do mundo real como os do mundo espiritual!


INFORMAÇÕES TÉCNICAS



 É um Dungeon Crawler que usa de modelos 3D em batalha e com conversas estilo Visual Novel. Foi desenvolvido pela Acquire e ZeroDiv e publicado pela GungHo no Japão e pela Aksys Games no resto do mundo. As datas seguem assim: 01/08/2013 pro japão e depois lançado em 2014 na primavera para o resto do mundo.


Trailer do Game

  • Keiichi KawakamiDiretor. Produziu os seguintes jogos: Trillion: God of Destruction (PC/Vita), Folklore (Play3) e Brave Story: New Traveler (PSP).
  • Shogo Takasaki: Programador. Trabalhou em Wizardry: Labyrinth of Lost Souls (IOS/Play3/Vita).
  • KyoDesigner de Personagens. Muitos artistas usam esse nick então não sei dizer de quem o trabalho realmente pertence.
  • Yucat: Sonoplasta?. Sem informações de trabalhos anteriores, entretanto aqui está o canal dela no youtube: Yucat (Trabalhou nas canções cantadas).
  • Minato Kushimachi: Level Designer?. Sem informações de trabalhos anteriores.

PERSONAGENS

Vou falar apenas dos 3 personagens principais. Todas as descrições ou informações dos dê mais personagens podem ser encontradas no site oficial: Aksysgames 



Kei possui 17 anos e por conta do seu comportamento calmo e ligeiramente "fora de se" torna seu relacionamento social difícil, mas por dentro é uma pessoa amável e gentil que não pode ignorar quando alguém está em apuros.



Sana tem 16 anos e adora esportes ou qualquer coisa que a teste fisicamente. É uma garota franca, mas extremamente leal ao seus amigos.



Leo é um garoto de 16 anos que está constantemente alegre e motivado. Também é um exímio contador de piadas ruins. Apesar de ter tal personalidade, geralmente seus palpites estão corretos.




MECÂNICAS DO GAME

  1. Sistema MIND: O sistema de batalha desse jogo provavelmente é seu ponto mais forte, pois bem, vamos a explicação. Nesse game são possíveis 3 personagens na batalha e cada um deles possui 3 barras diferentes TP, HP e o MP. (Agora as coisas vão ficar confusas..) Nas batalhas você pode alternar entre lutar junto com seu MIND ou lutar sozinho. Com o MIND ativado, seu poder de ataque é relativamente alto e você poderá usar suas SKILLS, e tem mais. Todo e qualquer dano que você receberia é absorvido pelo MIND (que logo é descontado do seu MP, que funciona como o HP do Mind), se seu MP chegar a zero por conta de um ataque inimigo, seu personagem ficará sem ação no próximo turno e totalmente desprotegido. Lutando sem o Mind sua força é drasticamente cortada e os ataques dos inimigos serão descontados diretamente no seu HP. Você deve está se perguntando: "E se meu Mind ou TP chegar a zero, como recupero?" O MP pode ser recuperando com o uso de Itens agora o TP só se você desativar seu Mind e escolher se defender no próximo turno, assim uma porção do TP e MP será recuperada, ou simplesmente não usar skills em quanto está com o Mind, mas isso vai recuperar muito pouco do TP.
  2. Desempenho em Batalha: Em poucas palavras.. O jogo lhe bonifica pela forma que você finaliza as batalhas, ou seja, quanto mais rápido e eficiente você for, mais bônus ou recompensas você receberá. Vai dês de aumento de experiencia  a drop de itens (não confirmado).
  3. Modo Burst: Essa opção no menu de batalha serve para lhe dá um turno extra e atacar antes de todos os inimigos ou personagens, ela consome uma boa quantia de seu TP, mas pode ser muito útil em batalhas difíceis para obter vantagem com buffs/desbuffs ou curar seus aliados, ou se desejar terminar rapidamente uma batalha aleatória.
  4. Skills & Upgrads: Essa opção é quase que irrelevante por assim dizer já que você geralmente vai encontrar mais cartões de skills igualmente evoluídos ou até superiores ao decorrer do jogo, no entanto.. cada uma delas serve para um proposito. Você tem 2 opções aqui, evoluir suas skills para um nível mais avançado ou aumentar seu rank. Aumentar o rank das habilidades parece não fazer diferença, mas elas diminuem um pouco o custo de HP que elas normalmente sacrificariam (Sim, as habilidades sacrificam uma certa quantia do seu HP e TP para serem usadas).





ANÁLISE DO GAME


Vamos lá... Atualmente esse game anda sendo taxado como clone de Persona. As comparações são inúmeras, dês do tema e ambientação até ao estilo de como as habilidades são aplicadas. E estamos tratando de um game de baixo orçamento, isso é visível não existe necessidade de ocultar esse fato e ele também é um game bem antigo que foi lançado em 2013 para o PSvita. Obviamente nada disso justifica a qualidade do jogo, e para ser honesto não há nada que faça esse game tomar a frente de um jogo que está na sua lista de espera, caso você tenha vários games disponíveis para jogar. Talvez um dos poucos motivos que você venha adquirir para jogar Mind Zero seja seu curioso estilo de batalhas por turno que demonstra ser um pouco diferente do atual (coisa que vários outros jogos andam inovando).




NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: Relativamente simples, assim como todos os games Dungeon Crawler, porém esse realmente demonstra certa "falência" em algumas áreas, como muito reaproveitamento dos sprites de inimigos.
  2. Animações: Simplistas, mas algumas são realmente legais de se ver, mas vem a ficar enjoativo, pois você sempre tem q ver a animação da skill e não é possível acelerar ou pular esse processo.
  3. Jogabilidade: Seria errado afirmar que é fluida? bom.. acho que não, sistema de batalha dele foi relativamente bem pensado, e como todo e qualquer DC o grind/farme é necessário e com o fato das animações que não podem ser cortadas torna esse trabalho bem cansativo.
  4. História: A história é bem simples por assim dizer, nada excepcional. Todavia, poderia vir a se tornar algo grande.
  5. Musicas: As musicas assim como o departamento de dublagem talvez tenham sido as áreas de maior investimento desse projeto.
Musica: White Obsession


Musica: Determined Destiny Lock




NOTA FINAL: 6.0

As reviews massacraram esse game e eu fiquei me perguntando, será que é realmente tudo isso que as pessoas falavam? Decidir tirar minhas próprias conclusões como sempre faço e relativamente me surpreende com o game, lógico, fui com uma mentalidade de não esperar muita coisa, mas o sistema de batalha dele é algo que me interessei bastante e que certamente daria para incrementar algumas boas ideais nele. Infelizmente o autor foi com uma mentalidade mais ou menos assim: "Vou fazer um game simples apostando tudo no fantástico sistema de batalhas que "inventei", se ele vender bem eu farei uma continuação muito melhor!" Coisa que alguns produtores pensavam antigamente... O fato é que caso deseje conhecer o game, vá com a mente mais aberta possível, sem ficar comparando ele a Persona, Jojo (Você pode comparar a Jojo se quiser, porq é realmente mais semelhante que Persona) ou qualquer outro titulo da série SMT, semelhanças? existem muitas, mas você não vai conseguir joga-lo comparando um Leão a um gato. A conclusão é.. Eu gostei da ideia e se por algum milagre os produtores decidirem dá continuidade ao jogo melhorando todos os desfalques do primeiro, eu vou querer jogar! Porque é nítido no final do jogo que eles queriam muito tornar isso uma franquia. Apenas esqueceram que o mercado de jogos hoje em dia é tão cruel quanto qualquer outro...




2 comentários:

  1. Me parece ser bem interessante esse jogo viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria apenas que ele teve uma boa ideia, mas executou de forma errada kkkk

      Excluir