Em março a From Software lançou o mais recente jogo da franquia Souls, Dark Souls III \0/
SO DEUS SABE O QUANTO EU ESPEREI HAHSHSHHA, MAS CHEGOU!!!
Foi aí que decidi fazer uma análise dele, mas pelo fato de ainda está nem no meio do jogo não faria muito sentido t.t
Daí pensei: Por que não começar a fazer uma análise dos jogos passados??? Afinal, seria uma boa para quem tem dificuldade em entender a história (e tem que começar do início mesmo t.t).
Então vamos começar a primeira parte com Dark Souls: Prepare To Die Edition \0/
Data de Lançamento: 22 de setembro de 2012
Desenvolvedor: From Software
Estúdio: Bandai Co.
Plataformas: Xbox360, PS3, Microsoft Windows
A HISTÓRIA
*SPOILERS A VISTA *
No início nos é apresentado uma cg magnífica onde é introduzido os acontecimentos que iriam desencadear os eventos do jogo. A narradora fala que a muitos anos atrás a terra era sem vida e os únicos seres que à habitava eram os dragões imortais . O quê eles não sabiam era que naquele mesmo planeta viviam seres miseráveis que nem eram dignos da plena luz do dia.
O nascimento da chama
Naquela mesma escuridão nasceu a chama (sim, uma chama ascendeu do nada t.t). Os seres que ali viviam se aproximaram e presenciaram o nascimento das almas dos primeiros deuses, os Lordes.
A primeira alma à ascender foi Gwyn, senhor do dia e da luz. Logo em seguida a bruxa e mãe da pyromancia, Izalith. E por fim, Nito, o primeiro dos mortos, progenitor das doenças e enfermidades. Mas aí você me pergunta: Ué, e a quarta alma? Ninguém sabe o quê aconteceu com ela, mas acredita-se que um dos seres que presenciaram o nascimento dos Lordes roubou essa alma para si. Esse ser ficou conhecido como Furtive Pygmy, onde o mesmo foi apagado da história e nunca mais se ouviu falar dele. Mas essa história fica para outro post o/
Nito e sua alma de Lorde
Após o nascimento, os Lordes tomaram conhecimento da superfície e logo queriam sua posse. Mas lá viviam os dragões imortais. Como proceder?
Vamos todos dá as mãos e viver felizes 0/
Vamos todos dá as mãos e viver felizes 0/
NÃO
Uma grande batalha se iniciou, se propagando por dias e nenhum lado sedia. Até que Seath, um dragão sem escamas, traiu seus demais irmãos e informou aos Lordes suas fraquezas. O segredo da imortalidade estava nas escamas, estas que por sua vez eram destruídas pelo elemento trovão. Com essa informação, Gwyn forjou inúmeros raios atingido os dragões e destruindo sua imortalidade. Nito lançou um miasma poderoso, envenenando seus inimigos enquanto Izalith fez chover fogo do céu aniquilando e extinguido os dragões por completo.
Gwyn usando a sunlight spear
Gwyn retirou uma parte de sua alma para Seath por conta de sua lealdade o tornando um Lorde. Seath tinha inveja de seus irmãos pois ele não possuía escamas t.t (será que ele sofria "bulingue"?)
Após esse acontecimentos os Lords começaram a povoar a terra. Como tudo era sem vida e escuro, Gwyn criou o dia. Assim a noite seria a ausência do dia. Ele criou também a grande cidade de Arnor London e lá construiu uma grande biblioteca para Seath onde ele poderia estudar sua própria imortalidade. Izalith criou um santuário que mais tarde ficaria conhecido como Lost Izalith para guardar a chama (sim, a chama era uma espécie de energia pra eles. Se ela apagasse iria ser um grande problema t.t)
Já Nito forjou uma tumba para descansar em paz (ué, ele ja num tá morto???). Lá iria se iniciar o covenant da morte que é o meu preferido o/
E então se deu início a era do fogo e a criação de Lordran.
ESPERA UM SEGUNDO!!! CADÊ OS POBRES COITADOS QUE VIVIAM DEBAIXO DA TERRA????
Lembra da alma que foi roubada pelo Pygmy?? Dizem que ele virou o primeiro humano por conta daquela alma que não era uma alma de Lorde, mas sim uma humanidade. Humanidade é um item muito importante que eu vou explicar depois. Por conta de uma alma muito poderosa, Pigmy não consegui controla-lá e isso fez com que ele desaparecesse, dividindo a humanidade em milhões de fragmentos. Esses fragmentos humanizaram aquelas criaturas do subsolo e assim deu origem aos primeiros humanos.
Foi assim que o quê havia no mundo era desconhecido por eles fazendo dos Lordes deuses. Assim começou as caravanas para Anor London fazendo cidades vizinhas aos redores.
Izalith e seus sete filhos (que deixei de fora por motivos de não deixar isso aqui muito longo)
Já Nito forjou uma tumba para descansar em paz (ué, ele ja num tá morto???). Lá iria se iniciar o covenant da morte que é o meu preferido o/
E então se deu início a era do fogo e a criação de Lordran.
ESPERA UM SEGUNDO!!! CADÊ OS POBRES COITADOS QUE VIVIAM DEBAIXO DA TERRA????
Lembra da alma que foi roubada pelo Pygmy?? Dizem que ele virou o primeiro humano por conta daquela alma que não era uma alma de Lorde, mas sim uma humanidade. Humanidade é um item muito importante que eu vou explicar depois. Por conta de uma alma muito poderosa, Pigmy não consegui controla-lá e isso fez com que ele desaparecesse, dividindo a humanidade em milhões de fragmentos. Esses fragmentos humanizaram aquelas criaturas do subsolo e assim deu origem aos primeiros humanos.
...
Foi assim que o quê havia no mundo era desconhecido por eles fazendo dos Lordes deuses. Assim começou as caravanas para Anor London fazendo cidades vizinhas aos redores.
Gwym acolheu todos, aliás eles seriam seus súditos, os venerando e construindo altares.
A grande imigração de humanos foi tão grande que foi necessário criar uma nova cidade, intitulada New London. Lá, Gwyn elegeu 4 grandes humanos para serem reis, cada um com sua sabedoria. Dando a eles uma parte de sua alma os tornado Lordes também. Gwyn criou também uma cavalaria com 4 grandes guerreiros. Artorias, Ciaran, Gough e Ornstein. Cada um com seu símbolo de acordo com suas habilidades. Lobo, Vespa, Águia e Leão, respectivamente. Assim a prosperidade reinava por muitos e muitos anos.
Mas a chama estava se apagando, com isso a escuridão do abismo se aproximava...
O primeiro undead apareceu desencadeando uma maldição inigualável e as pessoas de New Londo estavam perdendo suas almas, virando mortos vivos. Para completar os quatros reis estavam desaparecidos. Por conta disso, em um ato de emergência, Gwyn inundou New Londo matando a todos com esperança de parar a maldição. Mas sem sucesso. O fogo estava apagando e a escuridão crescendo levando as almas dos homens. Gwyn ordenou que Izalith fizesse um fogo artificial e ela assim o fez... Mas ela falhou criando a chama do caos. Tal chama que a consumiu tornando-a em Bad of Chaos, dando a luz aos monstros de todo o mundo e sendo berço da pyromancia mais forte. Isso fez com quê Gwyn a selasse, destruindo toda cidade restando só suas ruinas.
Tava tudo na merda total... O fogo apagando, a escuridão tomando as humanidades dos seres humanos e o mundo repleto de monstros (e o Nito só na dele, vendo tudo ir pelos ares ahdhhsvavab. Por isso ele é meu preferido o/)
Gwyn começou a enlouquecer. Por conta dos eventos de New London, Gough deixou o exército e Artorias resolveu ir sozinho descobrir de onde vinha a escuridão. Tal feito que o fez desaparecer. Ciaran o seguiu, tentando encontrá-lo. E Ornstein permaneceu protegendo o reino. Gwyn então decidiu proteger a chama para que ela não apagasse doando sua alma como combustível. Ele se trancou em um lugar onde so poderia entrar um ser digno. Esse ser deveria derrotar os 4 Lordes, Izalith, Nito, Quatro reis(que contam como um por compartilharem a mesma alma) e Seath.
Reza a lenda que o undead escolhido iria desbravar todo o reino em busca de Gwyn para recuperar a chama e trazer a luz para o reino novamente. Assim curando a maldição dos mortos vivos.
Resumidamente é isso.
Dark Souls trás uma inovação enorme no meio dos jogos de rpg. A primeira vez que joguei estranhei muito pois parece uma jogabilidade travada. Com o tempo você percebe que é internacional, faz parte do estilo. Tal estilo que veio de Demon's Souls(que este por sua vez veio do digníssimo King's Field). Você tem um um botão para empunhar uma arma na mão direita (R1) e outro botão para a esquerda (L1), assim você pode fazer combinações de equipamentos, como um clerigo guerreiro ou um pyromante arqueiro. Sem falar que também é possível mudar o que você quer levar nas mãos com o auxílio dos direcionais direito e esquerdo. Também é possível andar enquanto defende e rolar para desviar de ataques com o auxílio do botão O.
Já o ataque com magias é bem diferente. Cada magia possui um número de vezes que você pode usar e isso, de certa forma, é bom e ruim, pois se você errar já perdeu uma skill. Não existe um item que recarregue a magia, fazendo o jogador sempre descansar em uma fogueira(bonfire). Lá é possível subir seu nível, reformular suas skills e teletransportar para outras fogueiras(ao descansar todo o ambiente reseta fazendo os mobs ressuscitarem novamente).
Aprendi que mesmo sendo um jogo com elementos action, Dark Souls pune severamente os apressadinhos. Nada de atacar, atacar e atacar. Se você não sabe a hora certa de empunhar seu escudo, defender e depois achar uma brecha pra atacar você vai se foder muito. Mais do que ja se fode no game em si. Vai ser normal você morrer dezenas de vezes até pegar o jeito(depois de pegar o jeito tbm t.t)
É por isso que Dark Souls é extremamente difícil, mas é um jogo que compensa. Quando você mata aquele boss felladapota depois de 13 tentativas frustadas é realmente uma sensação de vitória.
O sistema de evolução é bem simples. A cada inimigo derrotado você recebe souls que além de se converter em exp para seu herói também é o "dinheiro" do jogo. Ou seja, deve pensar bem antes de comprar aquele item ou usar para evoluir. A cada vez que seu personagem é morto ele droppa o números de souls no lugar onde morreu e você pode voltar lá para pegar novamente, mas se você morrer antes disso elas irão desaparecer t.t
As classes são bem diferenciadas, mas no decorrer do jogo você vai perceber que não importa a classe de inicio, no final você vai ser um pouco de tudo e o equipamento não se restringe a uma classe, podendo usar uma armadura pesada ou uma mais leve. O equipamento vai deixar seu personagem mais pesado dependendo do peso e do quanto você pode comportar.
As classes tem seus próprios atributos como em qualquer rpg e também definem um impulso inicial, onde um mago é mais fraco do que um cavaleiro, por exemplo . Mas não é qualquer classe que pode empunhar uma espada. As armas e magias são inutilizáveis até você ter pontos de STH(força) e de INT(inteligência). Ou seja, armas mais pesadas e maiores precisam de STH, já magias mais fortes precisam de INT mais avançada. Armas rápidas como facas e espadas curvas precisam de DEX(destreza) fazendo um ataque mais rápido. FTH(fé) aumenta seu bônus de cura e VIT(vitalidade) aumenta sua barra de vida, dentre outras.
As classes são:
Cavaleiro - alto STH, ótima defesa, mas uma mobilidade lenta.
Guerreiro - bom STH, alta DEX e mobilidade boa
Sorcerer - alta INT, alto bônus Mágico, ótima mobilidade.
Pyromancer - único que usa elemento fogo, ótima taxa de redução de status negativos, ótima mobilidade.
Bandit - ótima DES, ótima mobilidade, alta taxa de críticos.
Cleric - ótimo FHT, alta taxa de cura, ótima mobilidade.
Wanderer - alto DEX, ótima mobilidade, alta taxa de críticos.
Hunter - alta taxa de críticos com arcos e balestras, longo alcance, alta mobilidade .
Thief - difícil ser detectado por inimigos, alta taxa de críticos, alta mobilidade.
Depraved - não é exatamente uma classe, pois começa sem nenhum equipamento portando somente uma espada e um escudo de madeira t.t.
O jogador pode evoluir seu equipamento através dos dropps de monstros e de itens encontrados em masmorras. Os itens que melhoram o equipamento se chamam shards que são fragmentos de minerais e pedras preciosas. Cada um deles servem para aumentar o item level do equipamento como também podem alterar a composição elemental do mesmo, podendo fazer espadas de fogo, elétrica, luz, etc...
As armas podem chegar até o +10 e a partir disso o jogador pode escolher coloca-la no +15 ou converte-la em uma arma de boss. Para conseguir uma arma assim é necessário a alma do boss em questão mais a arma especifica. Por exemplo: para fazer a Greatsword do Artorias é necessário a alma dele e uma Greatsword ou uma Strawsword +10. Uma vez convertida a arma reseta seus atributos para o nível 0 e pode alcançar o +5.
A grande imigração de humanos foi tão grande que foi necessário criar uma nova cidade, intitulada New London. Lá, Gwyn elegeu 4 grandes humanos para serem reis, cada um com sua sabedoria. Dando a eles uma parte de sua alma os tornado Lordes também. Gwyn criou também uma cavalaria com 4 grandes guerreiros. Artorias, Ciaran, Gough e Ornstein. Cada um com seu símbolo de acordo com suas habilidades. Lobo, Vespa, Águia e Leão, respectivamente. Assim a prosperidade reinava por muitos e muitos anos.
Mas a chama estava se apagando, com isso a escuridão do abismo se aproximava...
O primeiro undead apareceu desencadeando uma maldição inigualável e as pessoas de New Londo estavam perdendo suas almas, virando mortos vivos. Para completar os quatros reis estavam desaparecidos. Por conta disso, em um ato de emergência, Gwyn inundou New Londo matando a todos com esperança de parar a maldição. Mas sem sucesso. O fogo estava apagando e a escuridão crescendo levando as almas dos homens. Gwyn ordenou que Izalith fizesse um fogo artificial e ela assim o fez... Mas ela falhou criando a chama do caos. Tal chama que a consumiu tornando-a em Bad of Chaos, dando a luz aos monstros de todo o mundo e sendo berço da pyromancia mais forte. Isso fez com quê Gwyn a selasse, destruindo toda cidade restando só suas ruinas.
Bad of Chaos
Gwyn começou a enlouquecer. Por conta dos eventos de New London, Gough deixou o exército e Artorias resolveu ir sozinho descobrir de onde vinha a escuridão. Tal feito que o fez desaparecer. Ciaran o seguiu, tentando encontrá-lo. E Ornstein permaneceu protegendo o reino. Gwyn então decidiu proteger a chama para que ela não apagasse doando sua alma como combustível. Ele se trancou em um lugar onde so poderia entrar um ser digno. Esse ser deveria derrotar os 4 Lordes, Izalith, Nito, Quatro reis(que contam como um por compartilharem a mesma alma) e Seath.
Reza a lenda que o undead escolhido iria desbravar todo o reino em busca de Gwyn para recuperar a chama e trazer a luz para o reino novamente. Assim curando a maldição dos mortos vivos.
No sentido horário começando pelo canto superior esquerdo: Ornstein, Artorias, Gough e Lady Ciaran
Resumidamente é isso.
A JOGABILIDADE
Dark Souls trás uma inovação enorme no meio dos jogos de rpg. A primeira vez que joguei estranhei muito pois parece uma jogabilidade travada. Com o tempo você percebe que é internacional, faz parte do estilo. Tal estilo que veio de Demon's Souls(que este por sua vez veio do digníssimo King's Field). Você tem um um botão para empunhar uma arma na mão direita (R1) e outro botão para a esquerda (L1), assim você pode fazer combinações de equipamentos, como um clerigo guerreiro ou um pyromante arqueiro. Sem falar que também é possível mudar o que você quer levar nas mãos com o auxílio dos direcionais direito e esquerdo. Também é possível andar enquanto defende e rolar para desviar de ataques com o auxílio do botão O.
I'm a NINJA, motherfuka
Já o ataque com magias é bem diferente. Cada magia possui um número de vezes que você pode usar e isso, de certa forma, é bom e ruim, pois se você errar já perdeu uma skill. Não existe um item que recarregue a magia, fazendo o jogador sempre descansar em uma fogueira(bonfire). Lá é possível subir seu nível, reformular suas skills e teletransportar para outras fogueiras(ao descansar todo o ambiente reseta fazendo os mobs ressuscitarem novamente).
É preciso ter paciência e esperar o momento certo para atacar.
Aprendi que mesmo sendo um jogo com elementos action, Dark Souls pune severamente os apressadinhos. Nada de atacar, atacar e atacar. Se você não sabe a hora certa de empunhar seu escudo, defender e depois achar uma brecha pra atacar você vai se foder muito. Mais do que ja se fode no game em si. Vai ser normal você morrer dezenas de vezes até pegar o jeito(depois de pegar o jeito tbm t.t)
É por isso que Dark Souls é extremamente difícil, mas é um jogo que compensa. Quando você mata aquele boss felladapota depois de 13 tentativas frustadas é realmente uma sensação de vitória.
Paciência, jovi cafanhotu (/'-')/
O sistema de evolução é bem simples. A cada inimigo derrotado você recebe souls que além de se converter em exp para seu herói também é o "dinheiro" do jogo. Ou seja, deve pensar bem antes de comprar aquele item ou usar para evoluir. A cada vez que seu personagem é morto ele droppa o números de souls no lugar onde morreu e você pode voltar lá para pegar novamente, mas se você morrer antes disso elas irão desaparecer t.t
As classes tem seus próprios atributos como em qualquer rpg e também definem um impulso inicial, onde um mago é mais fraco do que um cavaleiro, por exemplo . Mas não é qualquer classe que pode empunhar uma espada. As armas e magias são inutilizáveis até você ter pontos de STH(força) e de INT(inteligência). Ou seja, armas mais pesadas e maiores precisam de STH, já magias mais fortes precisam de INT mais avançada. Armas rápidas como facas e espadas curvas precisam de DEX(destreza) fazendo um ataque mais rápido. FTH(fé) aumenta seu bônus de cura e VIT(vitalidade) aumenta sua barra de vida, dentre outras.
Tela de status
As classes são:
Cavaleiro - alto STH, ótima defesa, mas uma mobilidade lenta.
Guerreiro - bom STH, alta DEX e mobilidade boa
Sorcerer - alta INT, alto bônus Mágico, ótima mobilidade.
Pyromancer - único que usa elemento fogo, ótima taxa de redução de status negativos, ótima mobilidade.
Bandit - ótima DES, ótima mobilidade, alta taxa de críticos.
Cleric - ótimo FHT, alta taxa de cura, ótima mobilidade.
Wanderer - alto DEX, ótima mobilidade, alta taxa de críticos.
Hunter - alta taxa de críticos com arcos e balestras, longo alcance, alta mobilidade .
Thief - difícil ser detectado por inimigos, alta taxa de críticos, alta mobilidade.
Depraved - não é exatamente uma classe, pois começa sem nenhum equipamento portando somente uma espada e um escudo de madeira t.t.
O jogador pode evoluir seu equipamento através dos dropps de monstros e de itens encontrados em masmorras. Os itens que melhoram o equipamento se chamam shards que são fragmentos de minerais e pedras preciosas. Cada um deles servem para aumentar o item level do equipamento como também podem alterar a composição elemental do mesmo, podendo fazer espadas de fogo, elétrica, luz, etc...
As armas podem chegar até o +10 e a partir disso o jogador pode escolher coloca-la no +15 ou converte-la em uma arma de boss. Para conseguir uma arma assim é necessário a alma do boss em questão mais a arma especifica. Por exemplo: para fazer a Greatsword do Artorias é necessário a alma dele e uma Greatsword ou uma Strawsword +10. Uma vez convertida a arma reseta seus atributos para o nível 0 e pode alcançar o +5.
Greatsword of Artorias
Os itens de cura e consumíveis podem ser comprados em um mercador, achados no mapa ou droppados de monstros. O único que pode ser elevado é o frasco de estus que revigora seu HP e pode ser elevado até o +20. Ele pode ser enchido em qualquer fogueira.
Dark Souls tem um mapa bem amplo e com ele muitas quests e segredos. Mas não é tão simples assim... Não existe uma notificação ou algum tipo de tela informando sua quest. Ao conversar com determinado NPC automaticamente já se inicia um arco de história com aquele personagem, mas para os desavisados isso pode passar despercebido e assim muitos perdem quests com recompensas muito preciosas. Outra coisa importante é a transição de undead para humano. Existe coisas que só podem ser feitas enquanto é humano(npcs só podem ser summonados enquanto o herói é humano), já outras enquanto é undead. Outra coisa bem tensa é tentar se localizar no mapa t.t. Você não sabe se está indo pro sul ou pro norte, ira muitas vezes passar pelo mesmo local e existem pontes invisíveis t.t.
GRÁFICOS
Para um jogo de 2011/2012 os gráficos são de encher os olhos. Principalmente pelo fato de ter uma aura gótica e barroca, com castelos, áreas escuras, florestas e até mesmo um ninho de basiliscos o/
Olha ele aí hahahahahhshsh
ÁUDIO
Motoi Sakuraba foi quem doou sua melodia ao jogo. Em muitas localidades não haverá um som de fundo, apenas o som da fogueira pra dar aquela sensação de melancolia. Ma cada boss tem seu tema, o quê é bem raro em jogos de rpg onde a maioria das boss battles tem um tema especifico.
VEREDITO
Enredo: 10/10 - História bem sombria que instiga o jogador a procurar mais respostas
Jogabilidade: 9/10 - Ótima. A única coisa que não gostei foi do movimento backstab.
Ele pode ser usado tanto no pvp como no pve é empenha um ataque pelas costas onde é muito poderoso podendo matar instantaneamente. E é muito irritante, principalmente no bug do gif acima t.t
Gráficos: 10/10 - Maravilhoso.
Áudio: 10/10 - Se você é alone no mundo e gosta de umas baladas bem feels, escute Dark Souls.
Nota Final: 9,7 - Excelente.
Se você é amante de jogos antigos onde passava horas pra passar de uma fase sem checkpoints, itens e todo fudido, sem dúvidas Dark Souls veio pra alegrar você. E se não, dê uma chance para desafiar seus limites, prometo que no final, após 398 mortes, você vai sentir um sentimento de recompensa e de ''finalizei sáporra, carai'' 0/
E antes que eu me esqueça.....
PREPARE TO DIE
MUAHAHAHAHAHHAHAH
(As imagens mostradas aqui não são de minha autoria. Todas foram retiradas da internet, e se tá lá é verdade)
0 comentários:
Postar um comentário