E aqui estamos para uma análise de Lufia II um sucesso de 1995 e que não envelheceu nada (parece até que usa produtos Ivone). Esse game foi publicado pela Natsume e distribuído pela Taito e Nintendo. Caso o nome Natsume não seja familiar para você ela é a empresa que publica o famoso Havest Moon. Lufia II ou Estpolis Denki II como é conhecido no japão é um game da categoria RPG que mais parece um Tetris de tanto puzzles que esse jogo contem.
SOBRE O ENRENDO
Neste universo existe um Herói chamado Maxim que trabalha como Caçador de Monstros em seu tempo livre "Isso que dizer, toda hora". Em uma bela tarde voltando do serviço, Maxim vai até Tia (uma garotinha que possui uma loja nesta pequena cidade) para vender suas tranqueiras e conseguir uns trocados pro pão de amanhã. Tia lhe oferece 120, mas Maxim deseja 180, então Tia especializada na malandragem a 1 minuto e meio de dialogo retruca que a quantidade de monstros aumentou consideravelmente e o produto deixou de ser valorizado, então Maxim fica espantando com a desvalorização dos trabalhadores hoje em dia, mas... Tia oferece um emprego em sua loja para que Maxim deixe de vagabundiar mundo a fora Maxim recusa, obviamente. Tia então lhe dá o valor desejado de 180 moedas de ouro. A partir daé você continua suas peripécias pelo mundo até que uma estranha mulher vem ao seu encontro e explica o porquê do aumento repentino de monstro ela fala que 4 entidades malignas estão tentando dominar o mundo e somente você pode resolver essa treta.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
O game teve inicio aparte da empresa Neverland como dito anteriormente foi publicada pela Natsume. O game se trata de uma explicação do primeiro game, ou seja, a ordem cronologia dele é ao inverso e Lufia II é propriamente dito o primeiro game. Entre as pessoas envolvidas:
- Masahude Miyata: Diretor, já dirigiu obras como Rune Factory, Chaos Seed: Fūsui Kairōki, e uma leve participação no Shining Force: NEO.
- Tomonari Matsumoto: Desginer, trabalhou em Castlevania: Aria of Sorrow, Record of Lodoss War do Dreamcast, e Disney's Party de Gamecube.
- Akihiro Suzuki: Programador, participou de projetos como, Dynasty Warriors, Warriors Orochi Discuss, e Trinity: Souls of Zill O'll para o Playstation 3.
- Yasunori Shiono: Compositor, esteve presente nos seguintes jogos, Final Zone de Genesis, CIMA: The Enemy para GBA, e Chaos Seed: Fūsui Kairōki.
PERSONAGENS
Passarei apenas um breve resumo da característica de cada personagem para não dá spoilers. Aqui visamos a todos e principalmente fazer as pessoas conhecerem novas e antigas obras. E também usarei suas artes conceituais do game de DS.
Maxim
Es o protagonista (O cara tem um visual bem bedess). Neste game ele é o personagem mais equilibrado, podendo ter uma gama enorme de magias e equipamentos. Seus statos são dignos de um Herói.
Tia
Essa aqui é a Tia a senhorita que estava negando 60 moedas de ouro. Seus statos são meramente semelhantes aos do Maxim, porém mais a baixo. Ela trabalha melhor usando magias.
Guy
Guy possui a maior força física e defensiva do grupo e também pode equipar os melhores equipamentos do jogo, mas a custo disso ele não pode usar nenhum tipo de magia. (Ta monstrão hem maluco?!?)
Selan
Selan é um maga que não tem medo de ir pra linha de frente. Pode equipar diversas armas, e sua força e magias são digna de total respeito e admiração e vários outros atributos também...
Dekar
O dito guerreiro mais forte do mundo. Ele é especialista com Machados e funciona praticamente da mesma forma que Guy. Não usa nenhum tipo de magia é o personagem que talvez você mais vai se identificar.
Lexis
Lexis é um velho engenheiro que lhe ajudará bastante ao longo do jogo. Ele se mostra mais útil usando magias.
Artea
Artea é um Elfo que eu jurava ser um personagem feminino, até ver essa arte.. Ele é um exímio usuário de magias e pode facilmente humilhar qualquer inimigo usando a mais cara das magias que somente ele pode usar.
GAMEPLAY
Citei no inicio da analise que o jogo é um RPG, mas esse aqui é um RPG um pouco diferente. Ele se baseá em puzzles em todo lugar que você entrar vai ter uns puzzles esperando pra ferrar com a sua paciência, porém um fato que agrega bastante esse jogo é a possibilidade de usar monstros para lhe auxiliar nas batalhas e juntamente evolui-los a medida que você vai alimentando eles. Dinheiro no inicio do jogo é um problema e você será obrigado a farmar grana se quiser ao menos comprar algumas magias. O jogo oferece uma dificuldade excelente, mas as vezes dá a entender que seu esforço em upar é meio em vão se você não tiver bem equipado. Também existe um sistema de skills, que alguns equipamentos oferecem habilidades diferentes e o custo para o uso delas é uma barrinha laranja que aumenta ao decorrer das batalhas. Utilizando essas skills com sabedoria você não terá problemas no game.
CAPSULE MONSTERS
A parte que me fez querer jogar o game foi exatamente essa a possibilidade de usar monstros nas batalhas. Propriamente no game elas não fazem parte do seu time e é por esse motivo que você não pode cura-las. Em determinado momento eles caíram na batalha mais voltará na próxima. O que agrega mais ainda é que suas habilidades não tem nenhum custo e elas podem facilmente limpar seus inimigos em um piscar de olhos. No total são 6 criaturas representadas por um elemento e cada monstro possui 5 formas, sendo que a ultima é a forma Master. Irei explicar como evolui-las e onde encontra-las.
Jelze (Neutro)
É uma criatura que começa como uma espece de Slime feito de bolhas.
Como Encontrar: você pode encontra-la em Monster Shrine ao Sul de Alunze mais especificamente em uma grande arvore isolada nas montanhas.
Master Forma: dê ao Jelze uma Secret Fruit na forma Foomy H.
Blaze(Fogo)
Sua forma inicial é um cão de armadura, semelhante a um tatu.
Como Encontrar: Dentro da Ruby caverna a pois completar um simples puzzles para retirar a larva que cobre o local.
Master Forma: Alimente ele com uma Charm Fruit em quanto ele está na forma de Wing Lizard.
Flash(Luz)
Sua forma inicial é parecida com o capitão caverna mirim.
Como Encontrar: North Dungeon, também é necessário a resolução de um puzzle para chegar até ele.
Master Forma: Alimente-o com uma Dark Fruit em quanto está na forma de Sprite.
Gusto(Vento)
Forma inicial é uma baratinha camarada.
Como Encontrar: Tower of Sacrifice, ela fica visível em determinada parte do mapa cabe a você pega-la.
Master Forma: Alimente seu bom companheiro com uma Earth Fruit, na forma de Green Giant.
Darbi(Trevas)
Sua primeira forma é semelhante a um Tangela do Pokemon.
Como Encontrar: Monster Shrine em uma Ilha ao Oeste de Barnan (É uma arvore assim como o lugar de Jelze). Você vai precisar de um barco para chegar até lá.
Master Forma: Faço-o comer uma Holy Fruit na forma de Wolfman.
Sully(Terra)
Sua aparência inicial é a de um Rabanete gigante..?
Como Encontrar: Flower Mountain, lá no topo do lado esquerdo.
Master Forma: Sirva de jantar uma Breeze Fruit em quanto ele está na forma de Stonehead.
Zeppy(Água)
Sua forma inicial é um peixe (ha vá)
Como Encontrar: Procure em uma caverna no fundo do mar, ao Sul de Percelyte. Você vai precisar de algumas atualizações antes de procura-lo.
Master Forma: A próxima merenda dele tem que ser uma Blaze Fruit na forma de Sea Giant.
Esses são todos os monstros. As imagens e informações foram tiradas desse site: http://shrines.rpgclassics.com/snes/lufia2/capsule.shtml
ANALISE DO GAME
Não há muito o que dizer ele é um clássico.. Um excelente jogo na minha opinião. Não tive oportunidade de jogar-lo nos consoles somente via emulação. Contem uma belíssima trilha sonora e suas batalhas contra inimigos random são até rápidas se você evoluir suas criaturinhas. Os boss oferecem um bom desafio e será necessário uma estrategia para derrota-los. Os puzzles são bem bolados, mas alguns são bem idiotas e dá até a sensação que os produtores queriam tirar uma com a sua cara. Gráficos coloridos e bem detalhados, enrendo envolvente cheia de revira-voltas e até mesmo para aqueles que não manjam poha nenhuma de inglês (como eu..) conseguem entender observando como o jogo conta a história.
No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porem tentarei ser mais critico.
- Gráficos: Belos e bem animados, não envelheceram nada.
- Animações: As batalhas são estilo frontal, mas você vê os personagens executando as ações.
- Jogabilidade: É um ponto impressionante no jogo, pois ele tem aquela jogada mais "action" na exploração das dungeons, fora os Puzzles que Incentiva o jogador a pensar.
- História: Muito boa, digna de anime, filme, o quê desse pra fazer. Ela realmente consegui lhe impressionar e fazer você continuar até o fim do jogo.
- Musicas: Ah.. não tem o que dizer, só pesquisar o tema de batalha na internet e se sentir o pica ancestral. Sem tirar o mérito das outras composições que também dão um ar confortável ao game. (colocarei uns cover do meu gosto)
1-Boss Battle thema
2-Battle Against Sinistrals
Pode ser um jogo entediante para alguns olhando por outros olhos, mas não merece ser desmerecido em nenhum quesito listado ou comparado a uma outra obra de maior investimento. Se trata de um RPG que marcou gerações e ganhou seus méritos ao passar do tempo.
0 comentários:
Postar um comentário