Curiosamente, hoje vamos analisar alguns joguinhos curiosos que despertam a curiosidade de muitos curiosos: RPG Maker ou...RPG Tsukuru. E não, não é nenhum tipo de "RPG Maker VX Ace" ou XP, Hoje e pela primeira vez irei analisar RPG Tsukuru 1 e 2 de Super Nintendo/Super Famicom. Isso mesmo, uma versão desse jogo para o Super Famicom!
Bem, essas versões antes do 95 ou 2000 pouca gente conhecia já que só saíram em PCs japoneses antigos ou consoles, mas de certa forma consegui acesso à versão de Super Famicom quando menor! e até estava traduzida para o inglês, mesmo sendo uma tradução bem ruim...existiam duas versões do RPG Maker/RPG Tsukuru no Super Famicom (Mesmo Minha Favorita Sendo a Segunda Versão). Eu vou analisar essas duas.
Ou...antes disso, quero falar sobre a origem dessa série de "Jogos" onde você pode criar seu próprio RPG falando dos que saíram até mesmo antes do RPG Tsukuru 1 e 2, que são as versões de PCs japoneses.
Primeiras Versões:
A primeira versão chamada de "Dungeon Manjirou" foi a primeira a ser lançada do RPG Maker para o MSX2 pela ASCII (Hoje em dia conhecida como Enterbrain) em 1987. Na verdade essa versão era um criador de "Dungeon Crawlers" como diz o nome e não de um RPG um pouco mais comum. Aliás, imagens desse jogo são difíceis de achar e o jogo completo...sei lá, até mesmo impossível...Mas quem iria querer jogar isso?
A Segunda versão "Mamirin" foi lançada já em 1988, era um pouquinho mais parecido com os de RPGs comuns já que você tinha Overworlds, Towns, Dungeons e Etc...Mesmo os Tiles sendo copiados descaradamente de Dragon Quest/Dragon Warrior, você tinha a opção de criar o seu próprio só desenhando! isso é algo que os atuais não tem, quem é o melhor agora?
E depois disso leva a jogos como Dante, Dante 2, Chimes Quest, Dante 98 e Dungeon RPG-Tsukuru que não vou entrar em muitos detalhes.
Depois dessa caçamba de jogos, chegamos até RPG Maker Tsukuru 1 e 2 de Super Famicom, parece que esses dois marcaram a minha "Infância" até. Essas duas versões foram um salto "grande" que até influenciou várias mecânicas dos RPG-Makers atuais. primeiro começando com a primeira versão de SFC, obviamente.
RPG Tsukūru - Super Dante:
A primeira versão para o Super Famicom, "RPG Tsukuru: Super Dante" foi lançado em Março de 1995, bem no fim da vida do Super Nintendo, mas de qualquer forma os japoneses jogavam. Tinha até jogo lançado em 1998 pro Super Famicom (Megaman & Bass Cofcof...). Quando começa o jogo você irá ver duas opções: "Game" que você pode jogar um Sample já feito na Engine "Edit" que você pode criar seu próprio jogo e "Trans." que eu irei falar mais pra frente.
Mas acho que é óbvio que você vai escolher "Edit" que é muito mais interessante que texto bugado (Sobre a Tradução|e esse é um Sample). Você começa com várias opções para criação como Character Edit, Map Edit, Magic Edit, Item Edit, Enemy Edit e mais. Acho que os nomes já dizem bastante. No Character Editor você pode criar seus personagens jogáveis e tudo mais, colocando atributos, Spells e nível inicial; Dava até pra colocar animais como personagens, legal né? Até editar os veículos que você usa e as músicas usadas no jogo, pena que são sempre as mesmas até o final...
No Scenario editor você obviamente podia criar seus mapas, como Towns, Dungeons e etc...dessa vez você encaixava várias peças de 4 Tiles para criar seu mapa, meio ruim mas até que funciona. Apertando "R" você entra em um menu cheio de outras opções, mas a tradução é tão bugada que não faço ideia do que fazer, nem sei como criar Overworld também, é sempre o mesmo Overworld bastante detalhado; Tudo que você pode fazer é editar aonde ficará as Dungeons, Towns e Castelos.
Eu não iria entrar em detalhes dos outros como "Item Editor" já que você sabe muito bem o que é. Dessa vez é sobre o "Enemy Editor" que você pode criar seus inimigos, só falei um pouco mais dessa por que cara...os criadores dessa bagaça fizeram um incrível trabalho no Design dos Monstros, todos detalhados e bonitos (Mesmo eu preferindo os do Tsukuru 2).
(Os créditos da imagem já estão aí).
Aliás, os gráficos desse jogo são bonitos até, principalmente os do Overworld. Os Sprites dos personagens são simples, não tão detalhados, mesmo assim é alguma coisa.
E também eu tinha falado que existe um "Trans." no menu inicial (Não pense muita bobagem). Não seria muito divertido você criar um RPG e nenhum dos seus amigos poderem jogar, né? a criadora ASCII usou um acessório chamado "Super Turbo File" que com isso você poderia mandar seus jogos para outros amigos enviando seu projeto para outro Super Turbo File.
Dessa vez terminamos com o Tsukuru: Super Dante. Agora vamos para o segundo jogo: RPG Tsukuru 2 (Sem Dante).
RPG Tsukuru - II:
Mesmo sendo até uma ferramenta que ninguém teria motivo para usar sendo que os atuais são os recomendados, eu joguei bastante esse, eu disse BASTANTE (Ou nem tanto...?). Mas eu nunca criei um projeto, só experimentei e ETC...Tenho até nostalgia com esse jogo e a tradução dele que ainda é bugada.
Essa versão foi lançada bem no comecinho de 1996, só alguns poucos meses depois do primeiro. Eles perceberam que o Super Dante rendeu alguns trocados e criaram outro rapidamente...?. De qualquer forma, ainda é bom em tudo e no Menu principal agora tem 4 opções, além do GAME e EDIT, temos o T-FILE (que é o Trans. do Super Dante) e o MEME-PAK que é um lance sobre o Satella View onde você podia baixar jogos de outras pessoas.
Uma passada no menu de edição e você vê que as coisas estão mais agradáveis agora, sem ser muito confuso e textos pequenos. Você tem as opções que você já conhece como Character Edit/Party, Map Edit/Map, uma opção separada para eventos que antes era no menu bugado dos mapas, Enemy Edit/Enemy, Magic e ETC...
No novo Character-Editor você podia criar 12 Personagens [MAX] para sua Party e agora os Sprites são "Grandes" vamos dizer que estilo Final Fantasy VI e Dragon Quest V.
(Ignore os nomes estranhos, fiz isso a muitos anos ;)).
Também opções como "Equip" que você podia escolher o Equipamento inicial do Personagem e também conceitos "Estranhos" como quanto mais defesa, maior o HP do personagem e quanto mais MP mais alta a "Intelligence" é.
E como no jogo anterior, tinha como mudar o título ou nome de seu jogo, e colocar o nome do criador para não roubarem o seu projeto. E o lance do Map-Editor mudou bastante, ficou um pouco mais fácil de mexer sem os menus horríveis do 1. E agora você podia criar seu Overworld encaixando igual peças, similar a criação de mapas normais do Super Dante.
E é, o mapa era 16x16, ou vamos dizer que...256X256!!!...Sério.
E também a criação de mapas normais como Towns, e Dungeons mas...NÃO É BOM. Vamos dizer que os tiles são FEIOS e parecem PAPEL. Eu simplesmente odiei e não tenho paciência! Igual ao primeiro jogo você tinha que escolher o estilo do mapa que vai criar tipo Town, Castelo ou Dungeon. Mas é um mais feio que o outro! São QUADRADAS e VAZIAS (Err...isso não é muito Rage não?) Bom...são só feias então, a do Super Dante são muito mais detalhadas e bonitas.
Sobre os eventos, como já disse antes eles ficam em um menu separado e tal, é bem mais fácil de mexer que o primeiro mas mesmo assim não entendo muito. Você pode escolher entre a opção "NPC" e "Dat", NPCs são os personagens e habitantes das cidades, DAT são os eventos mais comuns como "Talk" ou "Switch", tem vários nesse jogo.
Eu também queria dar nota ao Enemy Edit por que a Art Design dos monstros são ainda melhores e mais detalhadas!
os menus MAGIC e ITEM são a mesma coisa, mas tem algo a mais que é o ENEMY-MAP que você pode colocar um grupo de inimigos ou "Tropa" em certa parte do mapa, assim evitando encontros nível 99 no começo do jogo (Não sei se tinha isso no Super Dante já que o menu ainda é bugado).
E pra finalizar isso esse ainda volta com o "Sample" que é um jogo que vem para você testar o sistema. Eu até joguei um pouquinho desse (E fiquei preso numa parte tudo porque o texto ainda é bugado) NESSE SAMPLE VOCÊ CONTROLA "FRED" E VOCÊ É ALGUÉM FAZENDO ALGUMA COISA E VOCÊ É SEQUESTRADO POR MONSTROS QUE TE LEVAM A UM LUGAR COM MONSTROS LEGAIS (Foi oque eu entendi da história :3).
Bem interessante. Pouco ouvi falar.
ResponderExcluirDe fato uma matéria bem interessante.
ExcluirEstá foi um amigo que escreveu kk