Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Partia The Broken Lineage: Um Fire Emblem das antigas [ANÁLISE/REVIEW]


Finalmente mais uma review de um game mobile, dessa vez um jogo Tático RPG feito por uma desenvolvedora indie que eu aposto que ninguém aqui ouviu falar! Encontrei esse game em quanto procurava uns joguinhos legais para jogar no celular que não fosse "free to play" com micro-transações, que realmente fosse um game single e tals. Daew pensei... será que existe algo semelhante a Fire Emblem? procurei e encontrei esse belo tesouro, simples, porém revigorante para minha alma.

ENRENDO DO GAME


Partia um continente para aonde os humanos migraram e estabeleceram seus domínios sobrepondo as criaturas que ali habitavam. A pois anos de convivência e evolução da sociedade reinos foram construídos e castelos erguidos. Depois de 50 anos o Reino de Gran e o Reino de Anas se tornaram rivais na busca de poder e território, mas um grande evento ocorre no qual o jovem Rei de Gran se casou com a Bela Rainha de Anas, assim juntando ambos os reinos. Alguns desacreditavam que bons frutos viriam desse casamento, mas assim que o filho nascido dessa união foi coroado como Rei de Grana. Valdemir, o primeiro de seu nome, amado por seu povo, temido por seus inimigos; Lutou em grandes batalhas por território e com sua diplomacia juntou Norte e Sul, porém mesmo após sua morte a chama da discórdia continuava acesa. Existia grande movimento por parte dos nobres de Gran e Anas, pois a havia uma intensa arbitragem na escolha do sucessor da coroa. Valdemir II um homem bondoso, porém não tão grande quanto seu avô. Sua bondade deu tempo e oportunidade para seus inimigos, e assim ele teve dois filhos. Elder era uma criança calma e gentil em quanto o irmão casula era mais selvagem e costumava andar pelas ruas da cidade, dando a vista seus belos cabelos dourados.

E assim começa a história...


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O game foi criado pela Imago Software, uma pequena desenvolvedora indie. A versão ISO saiu em 21/11/2012 e a versão Android foi lançada em 08/10/2014. Infelizmente o jogo não foi "bem recebido" ou será que se pode chamar isso de estreia.. Mesmo depois de vários anos na PlayStore o game possui um pouco mais que 5,000 downloads. De qualquer forma aqui está o link: Partia

Trailer do Game


  • Dustion K. Choi: Programador e Produtor.
  • Brett Staebell: Writter e Designer de Mapas.
  • Matt Walkden: Artista Freelancer.

PERSONAGENS



Como todo jogo de estrategia existe inúmero personagens jogáveis e comentar cada um deles aqui além de ser um grande spoiler seria até mesmo uma perda de tempo. Então vou citar os dois mais importantes.

Eltir


Segundo Príncipe de Grana. Mesmo tendo nascido na mais alta corte ele se sentia mais a vontade na companhia de pessoas modestas. Todos o viam frenquentemente fraternizando com a população de classe baixa. Jovem Eltir preferia uma boa luta de espadas do que usar de palavras, mas mantendo o comportamento de um bom Lord.

Cala


Lady Cala é a filha do Lord Tarnick do reino Everun. Ela é conhecida pelo seu povo como "A chama do Sol" fazendo referência tanto a sua beleza quanto a sua maestria em combate.


MECÂNICAS DO GAME


  1. Morte Permanente: Igualmente aos títulos antigos do FE. Aqui temos presente o sistema que todos temem e respeitam; Se seu personagem morrer é morte morrida mesmo.
  2. Requisitos para INN: Levei um susto no começo com esse sistema. No caso o INN só vai curar seus personagens caso você tenha o Item Potion no estoque, em outras palavras, você além de pagar a hospedagem é requirido um item para que o mesmo faça efeito. Se você não tiver o item vai ficar sem curar seu grupo. No INN você também pode encontrar 3 personagens que podem ser recrutados.
  3. Itens Escassos: A lojas desse jogo funciona de uma forma muito interessante. Quando você compra alguma coisa, seja na loja de armas ou loja de itens o objeto que você escolheu simplesmente some do estoque da loja, ou seja, se só tem uma espada pra vender, ela vai ser a unica e acabou e caso você venha a vender algo para alguma das lojas o mesmo item que você vendeu estará a venda (com o preço original obviamente). Porém não se assuste, a cada fase que você avança uma "nova" cidade você encontrará assim podendo re-estocar seus itens novamente.
  4. PUB: Nesse lugar você pode fazer duas coisas, negociar com o Mercado Negro para conseguir itens caros, porém extremamente poderosos e participar de batalhas de vida ou morte.
  5. Coliseu: É muito difícil conseguir dinheiro nesse jogo e a unica forma é arriscando suas unidades em combates que a maioria das vezes você estará em desvantagem. O lado bom (e ruim também) é que você utiliza os equipamentos que você possui. No final da luta você recebe o dobro que apostou. Você pode abandonar a luta se achar que sua unidade vai morrer, mas perderá o dinheiro que apostou. É uma forma interessante de treinar suas unidades e ao mesmo tempo conseguir dinheiro para equipar seu exercito.
  6. Armaduras e Escudos: Esse sistema foi tirado do TearRing Saga, no qual seus personagens podem equipar diferentes tipos de armaduras para aumentar sua defesa, mas que as vezes vai diminuir seu atributos de agilidade. Todavia itens bastantes úteis não são infinitos e vão se desgastando a cada hit levado.
  7. Skills Passivas: Praticamente todos os personagens jogáveis possuem alguma skill para lhe dá vantagem em batalha. São poucas, mas não deixa de ser um bom adicional.
Algumas informações foram retiradas do site GameFags do Detonado do usuário: Lanzz.


CURIOSIDADES


  1. No game existe 1 atributo não visível nos status dos personagens que no caso é o LUCK. Esse atributo aumenta a evasiva e chance de crítico e pode ser influenciado por um item chamado Necklaces. O item em questão são dois colares, um é Prata e o outro é Dourado, a descrição de ambos os itens é extremamente vaga fazendo assim inútil aos olhos do jogador. Acontece que eles nada mais são que uma bela trolada do desenvolvedor ao qual 1 aumenta o Luck em 10 em quanto o outro reduzi o Luck em 10, respectivamente o Prata aumenta a sorte e o Dourado diminui.
  2. O desenvolvedor admitiu um erro no código que manipula o Lvl Up dos personagens, o que acontece aqui é uma pequena chance de aumentar um stato que não deveria ser aumentado que no caso é o MOV. Ah uma pequena probabilidade que ao passar de level o stato MOV aumente fazendo assim uma unidade que deveria andar 4 passos adquirir mais um quadro de movimento fazendo ela andar 5, 6 ou até 10 quadrados. É bem raro de acontecer, creio que as chances são de 1 a 3%. 

ANÁLISE DO GAME


É um jogo que pode ser chamado até de plágio, mas não de oportunista. Afinal, a franquia Fire Emblem não morreu e está mais viva do que nunca. Eu mesmo considero isso mais como uma forma de tributo a dois jogos que admiro bastante que é a serie FE e TearRing. A fusão de ideias que aos meus olhos deu muito certo. O bacana disso tudo é que esse projeto tem participação de fãs e pessoas fora da própria Imago ao qual em seu site colocou uma nota dizendo que aceitaria de bom grado ideias para a história, personagens e trilhas sonoras compostas por fãs e logicamente colocando os nomes dos autores nos créditos finais do game. (E foi através desse game que eu conheci o TearRing Saga.. Bom, não nascemos com todo o conhecimento do mundo não é mesmo...?)


NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: A intenção era realmente essa, fazer um clone do Fire Emblem antigo, só que adicionando umas coisinhas ali e aqui. Pixel Art pra mim é um charme já não sei pros Onichans que buscam o realismo nos vídeogames.
  2. Animações: As animações estilo cutscene com imagens não existem, você vê apenas o movimento dos sprites se movimentando, atacando e uma leve alteração no ataque ao executar um acerto critico.
  3. Jogabilidade: É rápida e precisa. Você tem suas unidades, elabora uma estrategia, executa o comando e vai. O farme (ou grind) intenso é quase necessário se assim desejar obter novos equipes e level suficiente para fazer com que todas as suas unidades sobrevivam no verdadeiro campo de batalha.
  4. História: A história é dividida em 9 capítulos que ao começo rola uma pequena explicação da história juntamente com uma cutscene usando dos sprites e mapas do jogo. Eu diria que está no nível histórico dos FE's, então não tenho nada do que reclamar.
  5. Musicas: Tentaram fazer o mais harmônico possível. Infelizmente não encontrei vídeos com as musicas do game, mas no trailer oficial você pode ter uma noção.


NOTA FINAL: 7.0


Fico feliz em ter conhecido Partia, afinal a plataforma Mobile infelizmente só recebe jogos gratuitos com o intuito de ganhar vantagem com micro-transações... É um game relativamente simples, pois se tratava apenas de um projeto entre amigos e com seu sucessor o Partia II foi adicionado várias melhorias e um dia farei uma review do mesmo aqui no blog. Se você pretende adquirir o game na playstore ele pode está custando um valor meio "visível" atualmente, mas isso se deve ao fato de que tudo e qualquer coisa que chega de fora é influenciado pelo valor da moeda nacional. No final, se você procura um joguinho tático aos velhos moldes FE para relembrar os velhos tempos e sem aquela filhadaputagem de conexão com internet ou "use dinheiro para comprar isso e aquilo" Partia é uma boa pedida (Principalmente se você não tem um 3DS...)


0 comentários:

Postar um comentário