Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Fire Emblem: Mystery of the Emblem [ANÁLISE/REVIEW]


Trata-se de um SRPG ou para os menos familiarizados: Role-Playing (RPG), Strategy/Tactics. Criado anteriormente para NES e depois recebeu um Remake para o Super Nintendo logo em seguida ganhou algumas belas adições, mudanças gráficas e sonoras (o lógico a se fazer em um remake) também umas adição a história, pois o primeiro game produzido possui apenas uma campanha já este abriga duas que são representadas por 2 livros no jogo. Não era muito conhecido por essas bandas, mas mesmo assim recebeu tradução oficial para o inglês. A fama dos games dessa seria só foi chegar depois de muito tempo no mercado e com mudanças drásticas, porém isso é assunto para depois vamos focar apenas neste game.

SOBRE O ENRENDO DO LIVRO 1

Aqui você está na pele de Marth o príncipe de Altea, descendente direto de Anri, o bravo herói que derrotou o Dragão Negro Medeus (Oooh meu deus). Até que um belo dia no reino vizinhos se envolve em uma treta maligna e você é obrigado a sumir do mapa. Sua irmã Elice é sequestrada depois que seu Pai é morto lutando contra o causador de toda essa confusão. O malvado Padre Gharnef que conseguiu ressuscitar o poderoso Medeus. Agora com a ajuda de seus aliados você terá a difícil missão de salvar sua irmã e recuperar os reinos que foram tomados por Gharnef.

SOBRE O ENRENDO DO LIVRO 2

Hardin ex-príncipe de Aurelis e aliado de Marth no primeiro livro deseja se tornar Imperador do reino de Archanea no entanto Marth desconfia dos planos de seu aliado, que começa a ocupar países vizinhos com o uso da força (não a do Star Wars, é na pohada mesmo). Marth e seus aliados são ordenados a cumprir essas ordem pelo general Lang, Marth descobre algo de podre em tudo isso e agora sabe que Gharnef e Medeus ainda continuam vivos tentando realizar uma antiga lenda. Cabe a você recuperar o Emblema de fogo e acabar com os planos de Hardin e de uma vez por todas com o Dragão Negro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Foi produzido pela Intelligent Systems e distribuído pela Nintendo. O game é tratado por mim como Pai dos SRPG e talvez para alguns mais "cultuosos" que conheceram essa serie a mais tempo.
  • Keisuke Terasaki: Diretor, trabalhou em projetos como Donkey Kong Country, Mother 3 e Super Paper Mario (O cara né pouca merda não).
  • Gunpei Yokoi: Produtor, envolvido na serie Metroid, Wario Land: Super Mario Land 3, e Famicom Wars.
  • Shouzou Kaga: Designer, resumindo, ele esteve presente em todos os antigos Fire Emblems. Dês do Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light(1990) ao Fire Emblem: Thracia 776(1999)
  • Yuka Tsujiyoko: Compositora, esteve presente na serie, dês do Fire Emblem Gaiden (1992) ao Fire Emblem Awakening(2012), trabalhou nas composições do Super Smash Bros. Brawl.


CLASSES

Falarei um pouco sobre as classes que o jogador pode controlar porque existem muitos personagens na serie e isso não apontaria em nada em seu conhecimento. Sem falar que isso também seria um grande spoiler para muitos.


LORD

Essa classe não recebe promoção(não sobe mais de patente) ela é unica de Marth, seu personagem principal. É um exímio usuário de espadas e suas statistics são focadas no HP, STR, AGL e LUK.

MERCENARY

Essa passou um bom tempo sendo minha classe preferida. Ele pode ser promovido para HERO aparte do level 10 usando o item Hero Proof ou "Prova de Herói" para o nosso idioma. Nesse game e em muitos outros pode se dizer que é a classe mais roubada do jogo, mas vamos levar em consideração somente neste game. É um usuário de Espadas capaz de aniquilar exércitos sozinho se bem treinado. Suas statistics não tem um ponto "cego" mas ele é como o Lord, HP, STR, DEF, AGL e SKILL.

THIEF

Neste game ele não possuiu promoção, mas é uma das classes mais uteis do jogo, e necessárias. No combate ele é hábil o suficiente para sobreviver a inimigos inferiores, mas em causar dano ele não se sai bem. Ele é necessário para abrir baús, portas trancadas e furtar itens de unidades inimigas. Usa espadas e suas estatísticas são focadas em AGL e LUK.

COMMANDO ou CHAMELEON

É como um THIEF com statos acima da media o que faz essa classe ser especial é a possibilidade de se transformar em qualquer unidade e adquirir seus pontos de statos nesse meio tempo. Seu foco é HP, STR e AGL

DANCER

Exclusiva das garotas. Essa classe é uma bem especial também pode executar o comando "dançar" e dá mais uma ação  para uma unidade a sua escolha. Usuário de espadas e seus statos são HP, AGL e LUK

FIGHTER

Usuário de machados. Aqui ele não tem promoção, mas pode se torna uma grande fera em seu time e seus statos chegam a um valor absurdo entre HP, STR e SKILL. 

ARCHER

Unidade de combate a longa distancia que pode se torna um SNIPE aparte do level 10 com o item Orion's Bolt. No começo essa unidade não fará grandes estragos, mas com paciência pode torna-lo um trunfo em seu exercito. AGL, SKILL e LUK.

HUNTER

Unidade usuário de arco e flecha. Mesmo estilo do Arqueiro o diferencial aqui é que ele pode ser promovido a HORSEMAN no level 10 com o Orion's Bolt, uma unidade montada que como consequência pode se movimentar a longas distancias. Seu foco geralmente é HP, STR e SKILL

SOCIAL KNIGHT ou simplesmente KNIGHT

Unidade montada usuária de lanças. Pode ser promovida a PALADINO no level 10 e com o item Knight Crest ou "Emblema de Cavaleiro". Seus statos giram em torno de HP, STR, DEF e SKILL

ARMOR KNIGHT ou HEAVY KNIGHT

É uma das classes mais difíceis de usar. É um usuário de lança que percorre poucas distancia por usar uma armadura muito pesada e por conta disso você é obrigado a fazer com que suas unidades o acompanhem para que ele não fique para trás. Pode ser promovido a GENERAL no level 10 visitando o templo de SHRINE, mas depois foi alterado para usar o item Knight Crest. Statos HP, DEF e STR

PEGASUS KNIGHT

(Não é o cavaleiro de pegasus, ou será que é...) É uma unidade usuária de lanças que pode ser promovida a DRAGON KNIGHT no level 10 com o item "Dragon Whip". Como consequência ela ignorar algumas partes do mapa passando por eles sem nenhum problema. Também não sofre com porcentagem de terreno e é extremamente fraca a usuários de arco e flecha por ser uma unidade voadora. seus statos na forma Pegasus são AGL, SKILL, LUK e MAG(para redução de dano magico) na forma Dragão HP, STR, AGL, DEF e SKILL

MAGE

Usuário de magias que pode se tornar seu pesadelo ao longo do game, mas é um excelente aliado ao seu lado. Pode ser promovido a BISHOP no level 10 com o uso do item Bishop Ring que um tempo depois mudou para Guiding Ring. Nesta forma ele se torna usuário de Cajados também podendo oferecer suporte aos seus aliados. Statos deles são voltados para MAG e AGL

SISTER

Classe exclusiva das mulheres e usuária de cajado. Ela é a unidade que vai lhe oferecer suporte ao longo do jogo em quanto você não consegui um BISHOP que por ironia ela também pode se tornar um BISHOP com o uso do item Bishop Ring no level 10. Statos focados em LUK e MAG

MAMKUTE

Um ser mistico que pode se transformar em Dragões com o uso de pedras magicas...(não use drogas galera) não existe promoção para ela afinal ela pode se tornar um FODENDO DRAGÃO. Seus statos não são muito importante já que ao iniciar qualquer batalha, seus statos vão ao máximo ao se transformar em Dragão.





ANALISE DO GAME

É um game que requer paciência como em um jogo de xadrez. Você precisa planejar bem suas ações ou você pode por tudo a perder ao fazer uma jogatina mal trabalhada por cima do jogo, pois esse game tinha uma ideia bem a frente de seu tempo. Ele tem tem alguns sistemas que atravessaram gerações e irei cita-los agora por tópicos para ficar mais fácil de analisar.

  • Sistema de vantagem e desvantagem: Funciona como um triangulo entre os diferentes tipos de armas e suas sub-categorias.
  • Sistema de suporte ou relacionamento: Neste game existe um sistema oculto que almejava aumentar tanto o carisma de cada personagem como também lhe oferecer um apoio extra nas batalhas. Aqui funcionava apenas como acrescimento de statos não visível ao jogador, mas que era executável na hora da batalha como precisão, evasiva e critico. Esse suporte era ativado de acordo com a relação dos personagens no cambo de batalha e se eles estão próximos como no máximo 3 quadrinhos de distancia um do outro. Depois esse sistema evoluiu para skills passivas que é um assunto para outra analise.
  • Sistema de morte permanente: Isso realmente é de assustar qualquer jogador. Assim como nas guerras de verdade eles batalham entre o fio da vida e a morte e aqui funciona da mesma forma. Se o HP do personagem cair para 0 ele dará suas ultimas palavras e não voltará ao seu grupo na próxima batalha perdendo assim de vez um aliado. Isso pode afetar de diversas formas negativas apesar da tela gameover não chegar aos seus olhos a não ser que o Lord morra; isso pode afetar em um mapa mais a frente que uma determinada unidade inimiga ou neutra está escondida ou avista, e só poderia ser recrutada com o uso do aliado que você perdeu conseguintemente isso mudará seu final e a história daquele seu aliado caído não passará de uma mera poeira no passado. Então para fazer o melhor final mantenha todos vivos a qualquer custo.
Como vocês perceberam, essas ideias foram passadas adiantes, seja nos games da franquia ou de outros jogos. Realmente foi um marco importante para os jogos.



NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porem tentarei ser mais critico.

  1. Gráficos: Infelizmente o game envelheceu bastante, e para muitos pode ser pouco atrativo.
  2. Animações: Acho que esse ponto foi o que deu o carisma da serie no inicio, que eram suas animações durante as batalhas e principalmente no climax que seu personagem executava um ataque critico.
  3. Jogabilidade: Perfeita para jogadores mais estrategistas. Casuais podem se dá bem também com muita insistência, mas nada que possa afetar sua diversão, pois você se sentirá orgulhoso com seus feitos no campo de batalha.
  4. História: A história não é tão incrível, mas ela é bem contada ao progredir do jogo. Não é o ponto mais forte deste game, mas é relevante para as suas passagens por ele.
  5. Musicas: Aqui eu sou pego de surpresa, pois eu não ligava pra musica do jogo na época que joguei então não poderei opinar com tanta veracidade neste ponto, mas elas transmitem um bom clima ao jogador talvez seja por isso que eu não prestei tanta atenção nelas.
1-Recruit Thema


2-Dark Emperor Hardin's Theme




NOTA FINAL: 7,5


Levei em conta que ele foi o primeiro do gênero a ser manifestar com esses sistemas. Pode não ter feito tanto sucesso, mas caso ele não tivesse recebido um destaque a serie estaria morta e a gama de jogadores deste game estaria mais extinta. O destaque dele viria com seus herdeiros e foi o que aconteceu.



0 comentários:

Postar um comentário