Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Deja Vu: Ace em Apuros [ANÁLISE/REVIEW]


Saindo um pouco dos temas do Blog (Que são RPGs) eu vou falar de algo mais diferente para dar uma variada, sabe? aliás, é um jogo bem obscuro tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil! e...é um dos meus jogos favoritos!


Mas o que seria Déjà Vu para o NES? se trata de um Point-'n-Click Adventure, nada de RPGs como de costume. Eu descobri esse jogo ano passado e virei fã logo depois de zerar. Enfim...Déjà-Vu foi produzido pela Icom Simulations Inc. em 1985 primeiramente para PCs como Macintosh, Amiga e DOS, sendo mais tarde (1988) portado para o Famicom pela KEMCO e em 1990 para o NES em inglês. Essa é a versão que joguei e a que vou falar aqui.


História:


Em Déjà Vu você controla Theodore "Ace" Harding, um Detetive Particular que teve suas memórias apagadas. Ace acorda em um Bar sem saber quem ele é ou o que diabos ele está fazendo ali; Ele vê algo em seu ombro, uma siringa e pensa se alguém o injetou com algum tipo de medicamento.




Gameplay:


Sobre a jogabilidade. Você usa o mouse/botões para selecionar comandos como Exam (Examinar), Open (Abrir Portas), Speak (Conversar com NPCs) e Take (Pegar um Objeto ou Item); Mas o "Mouse" é meio lento e acaba ficando ruim em escolher os comandos, tirando isso está tudo certo.



"Mas como eu mudo de sala?" Bom, como você viu na imagem existe uma caixa com um ponto azul e o comando "Move", se você selecionar o comando "Move" e clicar no ponto azul, você muda de sala. Ou talvez você possa clicar na porta que aparece no retrato.

O jogo também tem um sistema de inventário onde é permitido ao jogador carregar itens (Não tem limite de quantos). Você pode mudar de página usando o < e > do Note.

(Não só pela cara feia.)

Enfim, a história? é boa, em muitas partes do jogo eu me via me perguntando o que estava acontecendo e criava algumas teorias. As vezes o jogo até tenta te confundir para você só descobrir o que está acontecendo enquanto avança. No começo do jogo após dar uma olhada no bar, você chega em uma sala com um homem morto, você não sabe quem é ele mas algumas perguntas vem a sua cabeça: Eu o matei ou não? Como isso aconteceu? eu me injetei com a medicina ou não? Essas coisas...aplaudo o jogo pelo seu mistério.


Se eu fosse falar de falhas é que em muitos momentos do jogo que você fica COMPLETAMENTE perdido e precisa de um Detonado para passar, eu mesmo usei um! Outra coisa é o humor do jogo, não é ruim, mas as vezes estraga a atmosfera do game.

Sobre a música. Você pode não gostar no inicio, mas elas capturam bem o lance de alguém que está no lugar errado na hora errada, ferrado e confuso (e mistério).


Já falei antes que o jogo foi desenvolvido pela Icom, certo? mas ela também fez alguns jogos estilo Déjà Vu que usam a mesma Engine, que são Uninvited, Shadowgate e até mesmo Déjà Vu II: Lost in Las Vegas. O Gameplay desses jogos são totalmente idênticos a Déjà Vu e eu recomendo tanto quanto. 


NOTA FINAL: 8.5


Overall, Déjà Vu é excelente, ótima história e uma boa doze de mistério. Gameplay bom e músicas legais. Mas não parece um bom jogo pra que não tem paciência para Point-'n-Clicks, principalmente um de NES e tão lento, mas pra você que curte eu definitivamente RECOMENDO.


0 comentários:

Postar um comentário