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Shin Megami Tensei Strange Journey: Julgando o seus Ideias! [ANÁLISE/REVIEW]


Se trata de um Dungeon Crawler, ou seja, um RPG em primeira pessoa com mapas em 3D. Sua dificuldade está no patamar de respeito da série original SMT (Shin Megami Tensei), mas ao contrário dos dê mais esse game pode sim, ser acessível a jogadores inexperientes.

Eu já pretendia fazer uma review deste game esse ano, todavia não antecipadamente... Parece até predestinado, pois talvez em comemoração aos quase 25 anos da franquia Shin Megami Tensei foi anunciado um remake desse jogo em questão no dia 26/03/2017 e para auxiliar a galera que não conhece o titulo porquê não adiantar o trabalho?



ENRENDO DO GAME




No século 21 um massivo colapso ocorre na terra mais precisamente no continente da Antártica. Uma área negra se cria no local do colapso ao qual tudo que a toca é engolido, e o mais assustador, esse fenômeno não para de se expandir. Foi dado o nome deste local de Schwarzwelt (que em Alemão que dizer Mundo Negro). Os governantes temem que a terra seja engolida por completo então enviam uma força tarefa especial reunindo os melhores soldados e cientistas do mundo para descobrir uma forma de salvar a humanidade dessa terrível calamidade.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS





 Lançado e produzido pela Atlus e Lancerse na seguinte data 08/10/2009 e depois pro resto do mundo em 23/03/2010. A criação desse game se deu por causa de uma conversa entre os funcionários da Atlus ao qual falavam da possibilidade de criar um RPG de larga escala usando uma pequena equipe. Kazumi Kaneko sugeriu um game da série Shin Megami Tensei.

Trailer do Game



  • Eiji IshidaDiretor. Trabalhou nos seguintes projetos: Shin Megami Tensei: Nocturne (Play2), Shin Megami Tensei: Devil Summoner (Play2), Radiant Historia (DS).
  • Shoji Meguro: Sonoplasta. Trabalhou em Persona 2: Eternal Punishment (Play1/PSP), Shin Megami Tensei: Digital Devil Saga (Play2) e Trauma Center: Under the Knife (DS).
  • Atsushi Motouchi: Programador Trabalhou em Etrian Odyssey I (DS), Etrian Odyssey II: Heroes of Lagaard (DS) e The Legend of Kage 2 (DS).
  • Kazumi KanekoDesigner. Trabalhou nos seguintes projetos: DemiKids: Light/Dark Version (GBA), Devil May Cry 3 (Play2), Fez parte dês do inicio de Persona/Shin Megami Tensei (All Plataform).
De fato foi uma equipe pequena que desenvolveu esse projeto quando você vê a exibição dos créditos finais.

PERSONAGENS


Esses personagens tem uma grande importância para o enrendo do game então darei uma breve descrição de cada, sem spoelar.

Herói


Um oficial da USMC que se submeteu a intensos treinamentos físicos e mentais. Ele foi requisitado para a equipe de investigação da área Schwarzwelt por pedido da U.N. Como membro da equipe Strike suas principais funções são missões externas (que envolve confronto direto contra os demônios) e oferecer proteção a equipe de pesquisa. Ele fica a cargo da tripulação do Navio Red Sprite.

Gore


O comandante geral da equipe de investigação da área Schwarzwelt. Originalmente um oficial militar que servia seu país. Suas habilidades de liderança que venho exibindo ao longo dos anos foram notadas ao qual lhe garantiu o topo no comando da missão de salvar a humanidade. Ele comanda diretamente os Red Sprites, além de supervisionar os outros três Navios.

Zelenin


Zelenin é uma cientista russa que está abordo do Navio 3 denominado Elve. Sendo a cientista mais inteligente a bordo ela descobre várias maneiras eficientes de se navegar em Schwarzwelt auxiliando o restante da tripulação.

Jimenez


Jimenez é franco e sempre fala o que vem a mente, não tendo medo de afirmar sua opinião sobre diversos assuntos muitas vezes sendo pessimista e repete essas ações inúmeras vezes para o desgosto de Zelanin. Também é chegado em uma zuera, demostrando isso com brincadeiras durante as missões, agindo diversas vezes de forma impulsiva. Ele faz parte da tripulação Red Sprite.


MECÂNICAS DO GAME


  1. Definição de Perícia: Ou "Definição de Classe", entretanto Perícia representa melhor. Em outras palavras, sua "classe" é definida usando como base um questionário que você responde no inicio do jogo, tomando sua personalidade para o crescimento de status do personagem.
                                                                              (Incrivelmente meu personagem se tornou resistente e sagaz, assim como eu! nem precisei usar itens para subir suas estatísticas, mas admito que tive grandes dificuldades por jogar desta maneira.)
  2. Arsenal de Combate: Como existem diferentes tipos de atributos, vantagens e desvantagens e seu protagonista é apenas um humano a unica forma de se adaptar é através de seus equipamentos, que variam dês de Facas, Espadas, Lanças e Metralhadoras. Seu personagem não pode aprender skills, então seus equipamentos definem isso. Sua Arma Branca (adaga, espada, lanças etc) defini seus hits físicos, sua Gun vai adicionar suas habilidades elementais, Armadura vai definir suas fraquezas, vantagens e imunidade, em quanto seus Acessórios auxiliam com alguns efeitos passivos. Uma dica jovens, o statu ST afeta não somente os hits Físicos mais também as skills da GUN e o MA afeta as magias com o uso de Itens (As chamadas Stones) e a resistência ao mesmo.
  3. Demonica Suit: A parte mais importante da sua armadura de exploração é o capacete, ele rentei Main Apps e Sub Apps. Os Main Apps são os aplicativos que auxiliam na navegação da dungeon, extremamente necessários para o avanço da história. Os Sub Apps são aplicações que oferecem vantagens para a exploração dos mapas e até mesmo em batalhas, porém eles possuem um requisito de memória que podem variar de 0 a 9 ao qual seu uniforme tem a capacidade de 10.
  4. Alienamento: Defini muitas coisas nesse jogo e em toda a série SMT. Elas são representadas por 3 linhas de pensamento: Law (Lei) = Associado diretamente a Deus, suas crenças e religião. Mantendo os princípios básicos da Ordem e da Paz, seguindo e obedecendo cegamente as ordens. Ou seja, sem livre arbítrio. Chaos (Caos) = Associado diretamente a Lúcifer, colocando liberdade e guerra (luta) como princípios. Impondo a um mundo caótico e cheio de vícios ao qual somente o forte sobrevive. Neutral (Neutro) = A balança entre o certo e o errado. Aceitando a necessidade de leis para governar o mundo, mas não ao custo da liberdade individual. Rejeitando o fato de serem totalmente submissos a um poder ilícito e se concentrando no empoderamento pessoal acreditando na força em conjunto da humanidade. O alienamento afeta os diálogos do game e o andamento do mesmo e posteriormente o seu final (Ao qual existe 1 para cada alienamento). Isso é decidido de acordo com as escolhas e respostas que você dá ao longo do jogo, e até mesmo por sidequests.
  5. Cooperação entre Demônios: Influenciado pelo seu alienamento se você tem vários demônios de crenças diferentes como um time composto por Herói - Neutro, Demônio 1 - Caos, Demônio 2 - Law e Demônio 3 - Neutro, quando você faz um ataque que afeta a fraqueza do inimigo (Exemplo: Usa ataque de elemento Vento contra um inimigo fraco ao mesmo) Os demônios que seguem o mesmo alienamento vão fazer um ataque Co-Op adicionando mais dano ao seu ataque (Se você é neutro e faz um ataque super efetivo, os demônios neutros vão atacar também e assim sucessivamente para o mesmo alienamentos). Ter um time composto por demônios de mesmo alienamento é fundamental para o progresso inicial do jogo, mas na rota final isso não tem tanto impacto.
  6. Contrato com Entidades (Demônios): Existem várias maneiras de conseguir um pacto e a principal delas é em batalha através do comando "Talk", assim o demônio lhe fará 2 perguntas e caso o a entidade simpatize com você uma terceira pergunta será feita e está é sobre o que você quer dele: 1- Seja meu demônio/ 2- Me dê alguma coisa/ 3- Dei me dinheiro / 4- Eu não quero nada. Muitas vezes alguns demônios vão rejeitar a conversa ou o mesmo ficará irritado facilmente, isso é definido pelo seu alienamento. Se você tentar criar um pacto com uma entidade Chaos, mas você é Neutral/Law será praticamente impossível. Entretanto você pode conseguir de outras formas, como Invocação, Fusão, ou até mesmo se o demônio se interessar por você no inicio de uma batalha sem que você use o comando "Talk". Quando um demônio passa de nível existe a possibilidade dele lhe dá itens, ganhar uma nova skills totalmente aleatória ou conceder um Cristal. Explicarei isso no tópico 8.
  7. Análise de Demônios: Toda vez que você entra em batalhas com demônios ou usa eles em batalha, uma certa barra vai encher e quando ela chegar ao máximo você terá todas as informações daquela criatura em seu Demon Compendium, e o mais importante. Se o demônio que você usa em batalha estiver com o escaneamento completo na próxima vez que você passar de nível com esse demônio ele lhe dará um Cristal de suma importância.
  8. Transferência de Skills: A transferência é quase que totalmente aleatória, mas funciona. No caso da Fusão: Os matérias usados para a criação do demônio principal tem uma certa chance de herdar algumas habilidades das criaturas usadas para sua invocação. Segunda parte da fusão, Demon Source: Isso é opcional. No final da fusão você poderá escolher qualquer cristal herdado de seus demônios para complementar as skills da criatura que você criou. Os cristais dos demônios possuem alguma das suas skills primaria e até skills herdadas de fusões anteriores (caso você tenha feito), alguns são totalmente aleatórios, outros já possuem um set de skills pré-definidos para seu cristal, independente dele ter ou não essas habilidades. Mas fique sabendo, a pois usar o cristal ele vai desaparecer e a unica forma de se obter outro é upando o demônio que lhe deu novamente e você terá uma pequena chance de recebe-lo de novo, já que a primeira vez é 100% das próximas vezes não.
  9. Invocações: Você deve ter se questionado que para conseguir um novo cristal você terá o trabalho de pegar o demônio novamente, não é bem assim, existe uma segunda opção. Se você já fez um pacto com esse demônio, usou em uma fusão ou simplesmente o deletou você pode pagar para invoca-lo. Nas opções: Demon Data - Demon Compedium - View. Você deve pagar uma determinada quantia em dinheiro para invoca-lo, quanto mais caro, mais forte esse demônio é. E outro aspecto importante, você não pode invocar qualquer demônio de level maior que o seu, ele deve ser de nível igual ou inferior. (Bem interessante, partindo do principio das ceitas pagã, que você não deve invocar uma entidade ao qual não pode controlar)
  10. Itens Escassos e Caça de Matéria Prima: Como você está em terras desconhecidas, faz todo sentido não ter um estoque ilimitado de itens para comprar. Para obter novas Armas, Equipamentos e Itens consumíveis você deve caçar, procurar e ganhar em quanto explorar as dungeons, conversar ou lutar contra demônios. Isso se torna mais intimidador a medida que o game vai progredindo, tornando uma necessidade a administração dos poucos recursos.
  11. Passwords: E finalmente, uma das opções mais interessantes adicionadas a esse titulo. Presente na opção Demon Compedium, caso você ou um amigo queira transferir um demônio para o save do outro é possível, e muito bem bolado, pois você pode trocar demônios melhores com seus amigos ou conhecidos na internet e até pegar Password de outros jogadores na internet através da opção: Demon Data - Demon Compendium - Register. Você verá a lista de registro normalmente e 3 slots em roxo no final, é lá que você deve colocar os Passwords. Agora para adquirir os passwords das suas criaturas: Demon Data - Demon Compendium - Register - View - Escolha o Demônio da sua lista clique nele e escolha a opção Output Password, anote a senha e faça bom proveito.
Aew está uma das minhas waifus e seu Password, façam o teste se quiserem.


Truques e Macetes


  •  Quando você adquirir um novo demônio e só que o seu demon source, vá para uma área com monstros bem fracos, de preferencia o primeiro bioma e batalhe nos encontros aleatórios até que a análise do demônio seja completada, a pois isso passe de level com ele em um encontro casual no bioma atual que você está na história. Até porque independente do nível dos inimigos isso não vai afetar a analise do mesmo. 
  • Tente capturar o máximo de demônios diferentes, pois isso vai amenizar a sua dor de cabeça em criar certos demônios e não ter os matérias necessários na hora, pois muitos demônios de nível avançado vão requeri criaturas de rank inferior.
  • Não perca seu tempo lutando em batalhas aleatórias, fuja delas ou tente ganhar itens e dinheiro com eles caso tenha o mesmo demônio do encontro aleatório com você.
  • Grind/Farme experiência próximo de maquinas de regeneração. Dessa forma é mais seguro e você estará salvando seus itens preciosos para batalhas realmente perigosas.
  • Ocasionalmente o protagonista passa de level mais fácil para suprir a necessidade de invocar demônios mais fortes, em quantos os demônios em si podem demorar 2, 3x mais para passar de nível. É necessário fazer a troca dos demônios a todo momento de acordo com o bioma em que você está e o desafio para progredir. Não se prenda a um demônio assim como eu, ou você terá muitas dores de cabeça.
  • Existe uma forma de "Escolher" as skills que serão adicionadas com o uso do Cristal, a forma é simples e bem idiota kkk'. Toda vez que você seleciona um demon source uma tabela de skills aleatórias será exibida, caso você não goste do conjunto, simplesmente cancele a seleção do cristal e clique nele de novo, assim ele mostrará outro conjunto. Faça isso até ficar satisfeito com as skills construídas, porém fique sabendo que o cristal vai adicionar no minimo 2 habilidade dele.
  • Essa dica aqui é excepcional. Provavelmente você estará com medo de usar seus cristais para uma fusão que não será definitiva, então esse método é 100% eficaz, mas custa muito dinheiro. Save seu jogo antes de fazer isso! Faça a fusão que você deseja, usando os cristais que você achar melhor, registre o monstro no Demon Compendium e click no nome do demônio, escolha a opção "Output Password" para ser exibido o código do monstro, anote o password, volte seu salve e vá na opção "Register", escolha um dos 3 slots roxos e coloque o password do monstro que você havia criado. Está pronta a sua gambiarra. Você pode invoca-lo ao custo do seu dinheiro e ainda permanecer com seus matérias e cristais, sem se preocupar em ter que readquiri-lo novamente.
(Sim, foi eu que pensei e desenvolvi esses macetes malucos)



Secret Passwords


Esses são passwords oficiais cedidos pela própria Atlus.
Eles servem para invocar demônios especiais.

Password
Descrição
Demônio
ALCARMOR

Black Sun, Alciel
TRUSTIN SCALY ------- -----
Você deve adicionar aquele espaço na segunda linha.
Cabracan
You can't laugh OR cry now!
Frost Jack especialmente feito para esse jogo.
Demonee-Ho
Special Password+Chaos
Demonica Suit jogavel.
Demonica-C
Special Password+Law
Demonica Suit jogavel.
Demonica-L
Special Password+Neutral
Demonica Suit jogavel.
Demonica-N
ELELOHIMELOHOELOHIMSEBAOTH-AMEN

Fallen Gemori
X-X!Hol
Uma criatura desbloqueavel no nível 15, porém bem mais poderosa.
Hare of Inaba
A toasty frog

Heqet
Left hand freeze Right hand shock

Koppa Tengu
Madoka Ueno
Level 1 e com essas duas skills presents: Megidolaon e Mediarahan.
Pixie
Beast and Snake tangle
Level 10
Jueyuan
Tutorial
Level 2
Tangata Manu
Special Password +Bugaboo
Level 20
C-N Bugaboo
Special Password +Bagaboo
Level 20
Lv 20 L-N Bagaboo
Special Password +Bogaboo
Level 20
Lv 20 N-N Bogaboo
James Kuroki
Level 27
Nue witth
tAGtSk-Q4HHE7Bjv (1st linha) KBvJvs#JUMu+3Nir (2st linha)
Level 65, 99 de luck e Megidoloan, Mediarahan, Recarm, Windbreaath, and Dream Fist nas skills.
Titania
ISHTAR FIGHTS (1st linha)
TAMMUZ ANGELS (2st linha)
Level 51
Megami Ishtar
Prophecy of wind

Mothman
Thick red skin

Oni
Yu Namba
Level 57
Promethius
summon smt.queen

Titania
SUNMONTUESWEDNESTHURSFRISATURDAY

Seth
Soothing ice

Silky
Trust

Chu Chulainn
HELP ME
Level 59
Yatagarasu



ANÁLISE DO GAME


A decisão de criar o jogo como vocês bem sabem surgiu de uma conversa e nisso foi sugerido a série SMT pois o mesmo parecia se adaptar melhor ao portátil. Eles também tomaram como base o sucesso de vendas de Etrian Odyssey e decidiram aproveitar revivendo a tão antiga e poderosa série Shin Megami Tensei (Que é o centro das ramificações de Persona e entre outros). Como um jogo focado para um publico mais experiente ele vendeu consideravelmente bem, atingindo a meta esperada para um jogo desse patamar. Suas notas pelos críticos também foram altas, mas a recepção maior foi as dos fãs da série que simplesmente abraçaram a volta do gigante!
A dificuldade desse jogo envolve um farme quase que obrigatória pois esse é aquele tipo de game que os inimigos comuns são até fáceis de bater, mas os boss são uma dor de cabeça sem tamanho! Se você for um jogador inexperiente em jogos de dificuldade elevada ou Dungeon Crawlers em si, esse jogo vai render facilmente 40 a 60 horas de jogo, tudo isso sem contar o conteúdo opcional.


(Eu sabia que tinha dedo da equipe que produziu Etrian Odyssey muito antes de pesquisar sobre isso! Só pela dificuldade do game é perceptível, mesmo que essa dificuldade já seja marca da série SMT) 



NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: Game com gráficos geniais, muito bem otimizados. Nem parece ter sido feito para o DS, mas sim para o 3DS! A variedade de cenários e criaturas é imensa e todos os inimigos são animados!
  2. Animações: Estão a altura de um Dungeon Crawler de respeito. A variedade de habilidades e animações é imensa, e todas muito bem pensadas e expressadas no game.
  3. Jogabilidade: Impressionantemente.. se você tiver uma imaginação fértil vai se sentir dentro daquele mundo, na pele do protagonista, vivenciando tudo aquilo. Toda a imersão, a responsabilidade nas costas desse personagem vai ser sentida por você!
  4. História: Ela é basicamente o que vivenciamos hoje em dia, uma guerra sem fim entre diversas etnias e crenças "Quem está certo, quem está errado?" Atualmente o mundo está um caos, onde ninguém conseguem compreender ninguém e esse enrendo demostra tudo isso nesse jogo.
  5. Musicas: As musicas tem um tom sério e impactante, tentando da melhor forma possível faze-lo entender que você está no próprio inferno, no meio de uma guerra de crenças.
Musica: Boss Battle


Musica: Law Event




NOTA FINAL: 9.0

Projeto feito com uma equipe pequena, mas muito talentosa. Esse game tem tudo o que se espera de um RPG's, jogabilidade precisa e desafiante, mecânicas simples e efetivas, história impactante. Todos os games da série SMT refletem bastante o que a sociedade foi e ainda é atualmente. Muitas das pessoas só enxergão um game bem "bolado", mas todos sabemos que se trata de uma critica do que somos e fazemos em nossas vidas. Mais do que um joguinho para se entreter ele lhe adiciona querendo ou não um pouco de crescimento pessoal, especialmente esse que aborda justamente problemas sérios e os pecados ao quais cometemos.

Quando eu iniciava uma missão fora do Red Sprite e aparecia aquela mensagem "Demonica switching to search mode" Eu me sentia colocando o capacete e saindo para salvar o pouco de humanidade que ainda resta no mundo!


2 comentários:

  1. Interessante viu esse jogo vou adicionar na minha lista para jogar depois.

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    1. Rapaz é um jogo bem difícil kkk
      se você tem um 3DS porquê não esperar pelo Remake? provavelmente vai vir muita coisa nova e até outros finais alternativos!

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