Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

Etrian Odyssey II: A preguiça em forma de RPG [ANÁLISE/REVIEW]

Mais um Etrian Odyssey, dessa vez o segundo da franquia! Agora o jogo apresenta várias mudanças e um capricho há mais comparado aos gráficos do primeiro game, nada muito "NICE GRAPHICS", mas algo a ser relevado e até elogiado. Quantidade de diálogos no game também foi retrabalhada dando mais profundidade a historia.

Se ainda não viu a análise do primeiro game: EO1



ENRENDO DO GAME

Em High Lagaard uma crise devolveu o interesse a uma antiga lenda sobre o Castelo flutuante que reside entre as nuvens. De acordo com as antigas pesquisas o Castelo pode ser alcançado atravessando o Labirinto de Yggdrasil para assim conseguir o lendário artefato conhecido como "Graal dos Reis". Agora o Duck de Lagaard está recrutando aventureiros para descobrir uma maneira de chegar ao grande Castelo que flutua nos céus.


INFORMAÇÕES TÉCNICAS



 Lançado e produzido pela Atlus na seguinte data 08/02/2008, e depois pro resto do mundo em 13/06/2008. O jogo foi surpreendentemente bem recebido pelo Metacritico e sendo descrito como "RPG Hardcore feito para fãs Hardcore". Já eu não concordo com isso e vou dizer o porquê kkkk'

Trailer do Game

  • Shigeo Komori: Diretor. Trabalhou nos seguintes projetos: Shin Megami Tensei: Persona 3 (PS2), K-ON! Houkago Live!! (PS3 e PsP), Etrian Odyssey Untold: The Millennium Girl (3DS).
  • Yuji Himukai: Ilustrador. Trabalhou em Nora To Toki no Kobo: Kiri no Mori no Majo (DS), Kumatanchi (DS) e Ishika to Honori (VN).
  • Yoshihiro Komori: Programador. Fez parte de Rule of Rose (PS2), Onimusha 2: Samurai's Destiny (PS2) e Blue Dragon (Xbox360).
  • Yukari Yokoro: Chefe de Designer. Trabalhou em Little Princess: Marl Ōkoku no Ningyō Hime 2 (PS1), Shi Megami Tensei: Noctune (PS2) e Etrian Odyssey I (DS).
O time de desenvolvimento é o mesmo do Etrian Odyssey I, apenas fiz um complemento.


CLASSES

Vou falar apenas das novas classes, para mais detalhes das outras você pode dá uma conferida na matéria do primeiro game.

War Magus


Magos que prestam auxilio aos aliados na linha de frente. São aproveitadores e podem causar mais sofrimento a inimigos que já estão sobre efeitos de status negativos. Capazes de utilizar todos os tipos de espadas, cajados e possuidores de uma defesa exemplar.

Gunner


Poderosos Atiradores de elite que podem lidar com diversos tipos de situações dependendo de seu treinamento. Sua fraqueza defensiva é compensável quando existe um bom trabalho em equipe.
Deixe-os na linha defensiva e sua retaguarda estará mais do que bem protegida.

Beast


Animais selvagens que após um treinamento árduo e ligação de sentimento com seus Domadores podem ser mais do que uma arma letal, mas sim grandes amigos. Na linha de frente usando de suas garras e presas serão capazes até de se auto-sacrificar pelo bem de seus amigos.


MECÂNICAS DO GAME


As mecânicas que listarei agora são complementos, ou seja, podem ou não ser melhorias do primeiro jogo.

  1. Force Skill: É uma melhoria do sistema "Boost" do primeiro game. Basicamente cada classe agora possui 1 Skill extremamente poderosa que poderá ser ativado se seu nível de adrenalina (Force Point) estiver no máximo, essa barra enche de acordo com o numero de ataques e skills que você usou em batalha e a mesma esvazia se você fugir de batalhas ou voltar para a cidade. As skills variam dês de Ataques devastadores a Desbuffs e Buffs.
  2. Quebra de Nível: Lembra que no primeiro game o nível 70? Aqui isso foi alterado e você pode ultrapassar esse limite. É aceito aumentar seu level máximo toda vez que chegar ao nível máximo que está disponível a você nesse ponto do game, mas dessa forma seu level cairá pela metade. E o mesmo sistema permite que você altere a classe do personagem (Como se fosse um filho, você tem q mudar o aventureiro se quiser mudar a classe).
  3. Sistema de Estoque: Agora você pode guardar suas tralhas e dá uma folga na mochila da turma. O tenso aqui é que você precisa paga essa simpática Senhora para tomar conta dos seus itens.
  4. Emboscadas: Se deu uma lida no meu Guia do Etrian Odyssey 1 eu ensinei como ser bem sucedido no jogo, acontece que aqui eles burlaram essa técnica. Caso você faça uma equipe somente para farmar itens e for com a ingenuidade que poderá farmar em todos os locais do mapa, você se fudeu.. Ao entrar em um ponto de farme existe uma grande chance de aparecer um "mini-boss" e uma batalha vai se iniciar com o tal inimigo. Se a equipe que você tiver for fraca demais a criatura matará seu grupo sem chance de revidar ou fugir, e geralmente esses mini-boss são monstros de mapas muito a frentes do local que você os encontrou, ou seja, derrota quase certa. Os encontros não podem ser repelidos forçando o jogador a upar um time do zero somente para caçar itens entre os diversos pontos existentes.



ANÁLISE DO GAME

Recebeu diversos upgrades e muita coisa foi reavaliada nesse titulo. Classes receberam mais skills e mais opções de customização de statos foram colocadas. Os NPC's agora tem uma presença maior no jogo. Foi dada uma profundidade maior a história, mas nem tudo são flores... Assim como houve buffs em algumas coisas, outras foram desbuffadas.

Algumas classes chegaram a receber habilidades que podem de fato quebrar o game se bem exploradas.

A agricultura de itens foi extremamente nerfada, fazendo o jogador dá várias e várias voltas para buscar um item com uma chance medíocre de aparecer, isso aliados as emboscadas e a limitação de quantidade de vezes que você pode buscar itens se torna algo masoquista.

Dinheiro no jogo anterior era difícil de conseguir, mas nesse parece que transformaram o jogador em um mendigo. Mesmo nos mais altos níveis do labirinto você vai receber uma esmola para cada item que vender, triplicando as horas em um jogo que não mereciam tanto tempo de farme, somente para adquirir um equipamento um pouco melhor. (Você pode driblar isso economizando nos equipamentos.) 

Os temidos F.O.E agora não dão mais experiencia, sendo transformado em armadilhas que você deve evitar caso não tenha uma equipe poderosa para destruí-los.

O game proíbe o jogador de usar habilidades. Não de forma explicita, mas é perceptível, pois não existe forma de comprar qualquer item que restaure MP no começo do jogo (somente próximo do fim do game) e a unica coisa que pode ajuda-lo são itens que são adquiridos em pontos de farme e que aumentam uma quantia medíocre (coisa de 6, 7 e 8 de MP). Mesmo que você não queira criar uma equipe para farme, você vai perder horas só farmando frutinhas para poder usar uma habilidade ou outra no labirinto, segurando a mão do jogador para usar suas skills somente para sobreviver ou batalhas especificas.

Dificuldade mal explorada... Creio que os desenvolvedores tiveram preguiça para programar os inimigos e testar o game, então fizeram da seguinte maneira: (Preguiça demais em programar a dificuldade do jogo... Já sei! vou proibir o jogador de usar skills e assim facilitando a minha vida para criar inimigos difíceis sem ter que me preocupar com a possibilidade do jogador ficar usando habilidades o tempo todo! SOU UM GÊNIO!!). No primeiro game a dificuldade foi muito bem trabalhada, já nesse é decepcionante. Tanto os Boss como os inimigos comuns são um fracasso comparados ao primeiro jogo, o que deixa o game realmente difícil são os F.O.E's e o jogo o tempo inteiro prendendo a dificuldade no mesmo estilo até o fim. Depois que se adquiri itens para recuperar MP e uma boa fonte de renda, todos os inimigos não passam de um saco de carnes a ser moídos.


NOTA

No critério de analise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura pra jogos, joguei gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.

  1. Gráficos: Recebeu um cuidado a mais tornando algo mais agradável esteticamente, entretanto continua com o visual simples, mas elegante.
  2. Animações: Mesma formula do primeiro, nada de fato foi "mudado". Algumas melhorias pequenas podem ser percebidas.
  3. Jogabilidade: Comparado ao primeiro titulo, deixou de ser um jogo desafiante para algo próximo a masoquismo. Se quiser seguir o ritmo dele terá que por o triplo de horas que colocou no primeiro game, caso tenha jogado.
  4. História: Foi o ponto que eles mais se focaram. Adicionaram bastante narração e diálogos, talvez para compensar a falta de interação do EO1. Tornado ele um game com prioridades a ser jogado se gostou do primeiro jogo.
  5. Musicas: Continuam tão agradáveis quanto a do jogo anterior, o Som dos biomas são bem mais imersivos tornando a experiencia na navegação dos mapas mais confortante.
Musica: Inspecting the Resounding Weapons


Musica: Guardians of the Sorrowful Ice





NOTA FINAL: 7.0


Tentei não levar meus sentimentos a tona na hora de avaliar o game, até porquê tanto os fãs quanto o Metacritico deu notas altíssimas chegando aos 8,5, mas é visível meu descontentamento com esse titulo. O jogo continua desafiador, mas de uma forma enjoativa ao qual o progresso inicial é extremamente lento e se aproximando do final do game o jogo se torna tão fácil que nem parece que estais a jogar um Dungeon Crawler de respeito. A unica coisa que de fato me segurou no jogo foi a história e a narrativa dada, por quê de fato aguçou minha curiosidade. Se desejas continuar e conhecer o titulo vá sabendo de seus inúmeros defeitos, mas ainda sim é o Etrian Odyssey que você pelejou para chegar até o fim. Só afirmando, o jogo não é ruim, na verdade é um DC competente isso vai de pessoa pra pessoa.



6 comentários:

  1. Me parece ser bem interessante esse jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante ele é, mas também bem desbalanceado. Se quiser conhecer a série, comece pelo 1 ou pelos remakes de 3DS.

      Excluir
    2. eu estou começando pelo 1 tbm muito bom e depois desta analize vou pular o 2 pois quero um jogo agradavel e um jogo que me faça ter raiva haha

      Excluir
    3. Se for seu primeiro DC você vai ter altas dores de cabeça, mesmo usando algum guia. E prepare-se pra ser surubado por um bando de borboletas no primeiro jogo! kkkkkkkk

      Excluir
  2. Oi tenho muitas experiências com rpg de maioria japonesa, e tava afin de jogar um DC só pra experimentar qual vc recomendaria????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, eaw!
      Rapaz.. JRPG no geral só vem na cabeça os jogos com Waifus tipo Neptune, tô errado? Não faço ideia de como se sai a dificuldade deles no geral, mas este do tópico é um Dungeon in Crawler apesar de ser japonês ele tem uma pegada extremamente diferente... MAS posso está enganado sobre seus gostos se vc quer dificuldade intermediaria e com waifus.. Bom, porque não Criminal Girl? ou quem sabe algo mais novo.. Mary Skelter: Nightmares? Ambos estão na steam. Agora se deseja segui a história de Etrian Odyssey começa pelo Etrian Odyssey III ou o Etrian Odyssey I, MAS SÓ, se vc se sentir CONFIANTE PRA CARALHO MEU IRMÃO. Até kk

      Excluir