Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

SaGa 2 Legend of The Relics: O Final Fantasy Hardcore! [ANÁLISE/REVIEW]



Pra você que nunca jogou, não gosta ou acha difícil demais o famigerado Final Fantasy II.
Vós a presento O FILHO LEGÍTIMO dele, melhorado e mais poderoso! (Ta legal, não tô falando do próprio, porque o próprio saiu pra GameBoy em 1889, esse aqui é um Remake pra DS)
Sinceramente nem sei por onde começar, mas bora lá..  Bom, o jogo foi lançado 3 ano após o lançamento do FF II, no entanto esse foi lançado para o GB com o titulo de "Final Fantasy Legend II" pra pegar carona com a fama do mesmo aqui no ocidente. No entanto.. o jogo em si carregava um conceito um POUCO oposto ao titulo que ele levava consigo... No caso a jogabilidade dele comparada ao Final Fantasy II era bem semelhantes, exceto pela dificuldade que foi amplamente aparelhada "ao acaso", o jogo não se importava com o número de batalhas que você enfrentou ou com o número de ações feitas em combate, claro, o sistema levava em conta da mesma forma que o FFII, no entanto levando pra uma situação de quase completa SORTE. 
Vamos dizer que você tem um amigo, e vocês decidissem fazer o mesmo numero de batalhas e as mesmas ações em 10 batalhas seguidas, e era bem capaz que seu amigo conseguisse obter MAIS ou NENHUM aumenta de status durante esse processo, ou melhor, aumentar apenas de 1 único personagem em quanto você teve a sorte de aumentar com todos! Todavia não leve ao pé da letra o jogo possui exatamente as mesmas mecânicas só que de uma forma mais hardcore



ENRENDO




De acordo com uma lenda, existia a estatua de uma Deusa chamada Ísis ao qual foi quebrada e dividida em 77 pedaços chamados de Relics (na versão de GB o nome é MAGI) e foram espalhadas entre diversos mundos ao qual são todos sustentados por uma construção chamada de Pillar of Sky. A história se inicia quando você é acordado pelo seu Pai no meio da madrugada ao qual ele o fala que precisa sair por um tempo, deixando você aos cuidados de 1 das Relics o dizendo para proteger isso com sua própria vida. Anos depois após ter crescido, você fala para sua mãe que deseja sair para procurar por seu Pai e traze-lo de volta para casa.




INFORMAÇÕES TÉCNICAS



Tudo bem, vamo lá.. Se trata de um Remake que saiu exclusivamente para o Japão e até os dias de hoje nunca saiu de lá. Foi desenvolvido pela Racjin e publicado pela SquarEnix com sua data de lançamento definida para 17/Setembro/2009. A jogabilidade desses jogos não agradam os Ocidentais e é por esse motivo que boa parte dos games dessa série se encontra bem enterrados. A possibilidade de jogar esse game em Inglês foi devido á um grupo de fãs chamados de Crimson Noctunal , ao qual o patch foi devidamente completado nos incríveis 100% em 23/Janeiro/2011.



Trailer do Game



  • Akitoshi Kawazu: Diretor/Executivo. Esse cara é praticamente O PAI da série SaGa e teve participação direta em praticamente todos os Finais Fantasy lançados até o presente momento, então respeito ao Rei!
  • Hiroyuki MiuraDiretor/Produtor. O rapaz aqui foi o responsável pelo plano de Remake do Final Fantasy I & II e dos dê mais que saíram logo em seguida para o GameBoyAdvance. 
  • Gen KobayashiDesigner. Gostaram do serviço do cara e até hoje ele participa dos designers de personagens e até de cenários de boa parte dos jogos da Squarenix, por exemplo: The World Ends With You (DS/Mobile) e um game mais recente Final Fantasy Dimensional II (Mobile).
  • Kenji ItoCompositor. Essa é a mente brilhante por trás de boa parte das músicas mais ÉPICAS dos jogos da Squarenix. Exemplos: Romancing SaGa 3 (Snes) e Shin Megami Tensei: Devil Survivor 2 Record Break (3DS) Esse game é da Atlus, mas ele está listado como um dos compositores principais.
  • Yasuyuki KidoProgramador. Cuidou da parte técnica de Hyper Street Fighter II: Anniversary Edition (Play2) e Final Fantasy Explorer (3DS)
Os créditos estão indo devidamente aos responsáveis pelo Remake do DS e não para o jogo original, que fique claro.



MECÂNICAS DO GAME



O jogo mantem consigo as mesmas mecânicas do Final Fantasy Legend e do Final Fantasy II assim como já foi enfatizado no começo da Review.. No entanto, listarei as mecânicas próprias que ele obteve e as novas adicionadas no Remake.

  1. Relíquias: As Relíquias aqui tem muitas utilidades, uma delas é poderem ser equipadas, adicionando assim alguns aumentos de status e até skills em combate. Quanto mais relíquias você tiver mais fácil o game vai se tornando (Ou não).
  2. Desgaste de Recursos: Bem simples, esse sistema é antigo na série SaGa e sempre se mantem presente. Suas habilidades e Armas sofrem desgastes, ou seja.. a cada uso das magias/armas elas vão se desgastando ao ponto de você perder o item então saber o que usar e na hora certa se torna fundamental. 
  3. Relações Sentimentais: Não é o que você está pensando.. então esqueça a possibilidade de "coito" intrarracial ou qualquer coisa maluca que tenha vindo a sua mente.. Esse sistema está ligado diretamente as três deusas que vocês devem ter visto na capa do jogo. Uma delas lhe vende com o dinheiro especial chamado "MP" uma especie de item que durante as batalhas aparecerá uma opção especificando um sentimento como: "Amor, Família, Rivais e etcs" para você apertar um botão e ativa-la, isso desencadeará um combo que aumentará seu dano, permitindo que o aliado em questão ataque primeiro e impedirá que o inimigo desvie ou defenda o ataque. Esse sentimento usado para criar o combo criará um laço com o aliado em questão mudando o nome do seu grupo e consequentemente liberando sidequests especificas para cada "TeamName" que você tiver (ao qual são influenciado pelos sentimentos usados para o combo), não só isso como também mudará alguns diálogos no jogo.
  4. Arena da Morte: No decorrer do jogo será liberado essa opção ao qual você pode desafiar outros jogadores para batalhar com sua equipe OU, lutar batalhas contra inimigos em formas mais poderosas para ganhar prêmios de acordo com o "TeamName" da sua equipe.
  5. Musas: As Musas são uma especie de "invocações" que aparecem aleatoriamente no decorrer das lutas, atacando seus inimigos ou lhe dando algum suporte. Algumas musas são obrigatórias de serem liberadas, as restantes são por Sidequest. Você também pode presentear suas Waifus.. Digo MUSAS! com alguns presentes específicos ou qualquer tipo de porcaria, porém presentear elas com coisas simples não vai mudar em nada. Outra coisa que você deve ter cuidado é para não lhe dá itens de missões, pois não sei se é erro do jogo mesmo por que elas ACEITAM e você perde o item (não faço ideia se há como re-conseguir o item perdido, pois eu dei reload logo em seguida..). Presentear elas com os itens corretos aumentará seus pontos de "MP" e suas chances de aparecer uma Musa em combates.
  6. Personagens e Raças: Seus Personagens aqui são divididos entre 4 Raças, cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens perante as dificuldades do game e possuem gameplays diferenciados entre si.
HUMANOS
Sua taxa de crescimento de Status é muito alta o fazendo fácil de se grindar e obter o resultado esperado.
São capazes também de equipar todas as armas e equipamentos do game, possuem uma característica especial que é ganhar níveis de pericia com as armas que usam com mais frequência, melhorando seu dano e taxa de acerto.




ESPERS
São semelhantes aos humanos, exceto pelo fato de terem uma taxa de crescimento menor e serem mais focados em magias.
Sua característica especial é a capacidade de roubar ou assimilar as skills dos inimigos, podendo obter habilidades ou Poderes correspondente ao nível do mesmo (é meio raro de acontecer, mas acontece, e eles só podem ter 4 skills assimiladas depois disso a ultima skill, no caso a que estiver no quarto slot será substituída ao acaso se seu Esper tentar aprender algum nova habilidade, mas não se preocupe, você pode organizar a ordem das skills que eles possuem assim colocando sempre a habilidade que você menos gosta no quarto slot).





MECHAS

Capazes de obter seus status dependendo do equipamento que estiver usando, ou seja, quanto melhor equipado maiores serão suas estatísticas, podendo usar até várias partes de uma mesma peça, como 2 capacetes e poraew vai (se não estou enganado, pois não usei nenhum Mecha).


MONSTER


Isso aqui é o que difere esse game da maioria e até mesmo de seus Spin-off (Romancing SaGa).
Caso deseje colocar a Class Monster no seu time você terá Três opções: Baby Dragon, Smile e Imp, no entanto a complicação vem em seguida.. Essas criaturas podem evoluir e obter uma nova forma ao devorar a carne de inimigos derrotados, no entanto isso aqui não é Pokémon e tão pouco Digimon. Dentro da classe Monster existe 12 SubRaças e cada SubRaça portando 3 classificações divididas entre A-B-C armazenando cada classificação 5 Monstros COM cada criatura portando um Set próprio de skills! Achou pouco? Agora some ao fato que as transformações são praticamente ALEATÓRIAS.
Simplesmente você pode comer uma carne e se transformar em um monstro muito bom para sua atual progressão no game e depois comer outra carne e virar um monstro completamente inútil...
Claro, há uma forma de saber com exatidão qual monstro você vai se transformar, mas isso envolve um guia em mãos e muita matemática (Coisa que eu particularmente sou péssimo. No entanto aqui vai um Link que será muito útil caso deseje criar um monstro: http://www.shenafu.com/ffl2/evolve.php ).
Existe também os Monstros Varient que são uma versão mais poderosa de um monstro normal com algumas mudanças em seu Set de habilidades e acréscimo de status (Lembrando também que os monstros não ganham status em combate, somente trocando de Forma!).
No entanto, todavia a chave de ouro dessa especie é o seguinte... No game existem 2 Boss que possuem a chance de dropar A MELHOR CARNE DO GAME, se você derrotar 1 desses Boss e seu monstro devorar essa Carne ele simplesmente pula para o Rank 5 se tornando uma criatura de nível "God" enfatizando mais ainda esse item, pois a possibilidade de se transformar no Rank 5 de monstro só é possível comendo a carne desses 2 ÚNICOS inimigos.


 Bom.. o game permite que você escolha 4 personagens (1 sendo o Protagonista), lhe dando a liberdade para alterar seu estilo e até mesmo na diversidade do seu time, se você quiser criar um grupo só de Humanos, vá em frente, quer só Espers? Tudo Bem!





ANÁLISE DO GAME

Vou dizer um fato sobre esse jogo.. ele é quebrado. Dependendo da configuração do seu grupo o game pode se tornar muito fácil ou muito difícil, mas em meio "termo" colocar humanos demais vai favorecer o grind em excesso, colocar Espers vai tornar o jogo muito mais fácil por terem a possibilidade de obter habilidades realmente impressionantes, adicionar Robôs demais vai favorecer o farm de Gold, no entanto colocar Monsters demais você vai tomar no cu do começo até... metade do game, no entanto depois é só alegria! Uma coisa que eu percebi é que Mechas e Monstros tem suas utilidades invertidas dependendo da progressão.. 95% o Mecha no game vai ser uma mão na roda, porém nos 5% no finalzinho do game começa a complicar pro lado dele, e o Monstro é 95% inútil o jogo inteiro e nos 5% finais do game se tornar a maior arma nuclear do jogo...
Leva um monstro no time é como se você tivesse carregando um saco de batatas, mas eu consegui me diverti mesmo colocando 2 no meu time kkkk.




NOTA


No critério de análise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura para jogos. Joguei, gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.


  1. Gráficos: Square gostou muito do estilo 3D na época do DS e investiu pesado nisso em seus vários remakes de jogos antigos, embora eu não seja lá grande fã desse estilo gráfico, o game em se é muito bonito graficamente.
  2. Animações: Qualidade de animação eu fiquei literalmente de boca aberta. Apesar de ser um game antigo para um console antigo, eles não pouparam esforços para animar mais de 30 monstros diferentes, isso sem contar suas Variações. Cada arma que seus personagens equipam é visível em combate e possuem animações próprias!
  3. Jogabilidade: Qualidade de gameplay aqui ta Top do Top. O game flui numa velocidade tão grande que mesmo grindando como um condenado você nem ver o tempo passar. Tanto que a indicativa para concluir esse game é de 20 horas e eu quase cheguei nas 40 e nem percebi kkkk.
  4. História: A história é e ao mesmo tempo não é o foco, ela tem vários plotwist aqui e ali, no entanto o jogo como você pode perceber não é tão grande e muita coisa é jogado na sua cara fazendo você fica sem entender nada nem no começo e tão pouco no fim kk...
  5. Músicas: Assim como o jogo, todas as músicas são remaster das de GB, só que DUAS VEZES melhor! Acertaram em manter a essência das melodias sem adicionar "barulhos" desnecessários.
>Música: Burning Blood <


>Música: Lethal Strike<




NOTA FINAL: 8.5
Admito, sou suspeito para falar de qualquer jogo da Série SaGa porque eu tenho um carinho grande com os mesmos, mas confia na Call onichan, confia.. O game é curto e até "mediano", para esse cara aqui chegar no patamar de "hardcore" dos games da série SaGa ele vai ter que comer muito feijão com arroz, mas entenda bem, o jogo ainda é um desafio grande a ser superado, no entanto... É um game excepcional para você que sempre quis jogar um jogo desta série, mas nunca conseguiu tirar forças suficiente para SE QUER... concluir algum dos de Snes ou de qualquer outro console.


É isso ai galera, se gostou da Review ou acho a iniciativa do Blog aqui no mínimo "interessante" por quê não apoiar? 
Tento manter aquela Página mais ativa do que esse Blog, então de vez em quando vai sempre ter alguma postagem aleatória ou meme..
Ruins? com toda certeza, no entanto sigo postando!


8 comentários:

  1. O pior erro quando joguei o primeiro SaGa foi ter colocado 2 monsters kkkk, gostei bastante da adição do mecha, ai é só botar 1 de cada e pronto. e pelo que eu tinha visto parece que a versão de Game Boy é bem mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenso mesmo, colocar 2 monstros na equipe é o que vale a carregar 1 saco de batatas e 1 de laranjas! kkkk' Agora sobre a versão de GB aew eu não sei dizer, fui procurar pouco a respeito dele mas pelo que eu vi, tinha pessoas fazendo speedrun dele com equipe de 4 monstros alegando que eles quebram o jogo, no entanto veja bem.. A dificuldade do game em si não sofreu tantas alterações, é praticamente o mesmo game, só que adicionando algumas coisinhas ou outras. (E spoelando um pouco.. o Final Boss é extremamente mais forte que o de GB, não tem nem como comparar)

      Excluir
  2. Jogo bem interessante viu quem sabe eu não dou uma conferida nele pra ver como é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já vou avisando que o começo é meio sem graça.. Então é melhor jogar com convicção ou vai abandonar na hora kkkk

      Excluir
  3. Eu acho que foi um erro eles terem feito um remack das músicas do original, eu acho que seria melhor eles terem feito do O assim como a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aew já não sei.. Obviamente tem algumas musicas novas. EU acredito que o intuito de um remake é "melhorá"~"preservar" a origem dele (pra não ser esquecido e esse tipo de coisa)

      Excluir
    2. Talvez o problema e que a música do jogo é muito repetiva minha opinião e que eles deveriam compostor novas músicas usando a original de base.

      Excluir
    3. Seria maneiro, mas o game já é curto por natureza daew não quiseram pagar um extra pro compositor kkkkk

      Excluir