Tecnologia do Blogger.

Análises

Blogger templates

SaGa 3 Ruler of Space Time - Shadow or Light: A Ideia das Viagens no Tempo! [ANÁLISE/REVIEW]



Opa, eaw meus consagrados! Tudo em cima? O céu e as nuvens eu espero que sim. Então vamos começa colocando algumas coisas em pauta. Se você é um adorador de Chrono Trigger por que ele envolve viagens no tempo com Patati e Patata, talvez esse jogo não lhe agrade tanto, APESAR! Dele ser o principio maior para um plano de projeto que chegaria futuramente (Sim, tô falando do Chrono Trigger). Muita gente acha que isso começou exatamente nesse game e por ser algo inovador na época conquistou diversos fãs (o que não é bem isso, ele conseguiu aquela proeza por causa das pessoas em conjunto naquele plano). Mas não tô aqui pra falar desse jogo que todo mundo ta cansado de ouvir comentários, tô aqui pra falar do Pai das viagens no Tempo!




ENRENDO



Uma misteriosa entidade está imundando o Passado, Presente e Futuro desta dimensão, condenando todas as vidas existentes neste mundo a um fim lento e dolorosa.. E se não bastasse, com a chegada dessas águas, criaturas perigosas vieram juntas para aterrorizar os poucos sobreviventes. No entanto um grupo de pessoas não vai aceitar esse destino de mãos cruzadas e usaram da manipulação entre o tempo e espaço para encontrar uma solução e assim salvar este mundo.



INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Esse game como todos devem ter notado é um Remake produzido pela Racjin e pela SquarEnix assim como seu remake anterior, lançado exclusivamente para o Japão em 06/janeiro/2011 e igualmente preso no japão até os dias de hoje. O patch desse game foi iniciado por um usuário da net chamado Cain, 1 ano depois (no caso 2012) com algumas pequenas coisas traduzidas para o inglês.
E finalmente em 2016 o patch foi finalizado com todo o game sendo jogável em inglês.



Trailer do Game


  • Kazuhiko YoshiokaDiretor. Foi programador do sistema de batalha do lendário Rudra no Hiho (Snes) e foi um dos cabeças por trás do planejamento dos eventos de Final Fantasy VII.
  • Ryouta AsaiScripter. Trabalho em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact (PSP) Uma coisa interessante é que "todos" os programadores fizeram parte do mesmo projeto. 
  • Noboru InoueDesigner. Criou os efeitos especiais de Final Fantasy: Explorers (3DS) também trabalhou em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Impact (PSP).
  • Ryuji SasaiCompositor. Trabalho nas composições de Rudra no Hiho (Snes) e Final Fantasy: Mystic Quest (Snes).
  • Shuji KurinoProgramador. Trabalhou em Bomberman Land 2 (Play2/GCube) e Dragon Ball: Xenoverse 2.
Estou citando novas pessoas, pois todo os nomes mais "importantes" foram colocados na Reviw do SaGa 2, logo quero citar mais pessoas!



MECÂNICAS DO GAME


  1. Viagens Temporais: O jogo inteiro roda em volta desse circulo. Usando de uma nave espacial para atravessar as dimensões e essa mesma nave vai obtendo cada vez mais funções durante o jogo. - Voltar no passado, pra resolver algo no presente e desbloquear algo no futuro. Porém o que torna o game um pouco "diferente" é que 70% do jogo gira em volta dessas missões opcionais, MAS que complementam levemente o enrendo principal (O que provavelmente pode ser levado como um ponto negativo, talvez..).
  2. Sistema Gear of Time: (Essa parada é meio "complexa" então terei que dividir ela em alguns tópicos.) Em determinados momentos do jogo lhe será apresentado algumas escolhas importantes ao qual você deve decidir se vai ou não usar seu dispositivo parar manipular o tempo e assim ser capaz de resolver o tal problema da melhor maneira possível, no entanto dependendo da situação o evento vai pedir um número específico de "cargas" para fazer a tal escolha como por exemplo - "3 cargas do tempo para retornar ao passado", se você não possuir essas cargas não será possível fazer essa escolha.. Todavia esse sistema tem diversas utilidade, inclusive em combate que irei explicar a seguir.
  3. Gear of Time 1th: Você vai adquirir essa forma de usar o tal dispositivo bem no inicio, no caso você pode parar o tempo no mapa para impedir que os inimigos que ficam perambulando livremente pelo local não toquem em você, evitando que uma batalha desnecessária aconteça. (Uma coisa importante que talvez você queira saber caso venha a jogar esse game, é que as tais cargas podem ser obtidas deixando o seu medidor do tempo "negativado" ou seja, forçar a ativação do dispositivo mesmo que ele não tenha energia suficiente para isso, dessa forma você consegui "cargas negativas" para usar em determinados eventos.) 
  4. Gear of Time 2th: Aqui começa a ficar interessante. Ele pode ser usado de três formas possíveis que vão sendo liberada ao progredir normalmente no game, que são - PASSADO: ao ativar o dispositivo em quanto essa opção estiver selecionada, em combate seu personagem vai replicar o aliado que tiver feito a primeira ação após seu click, fazendo ele repetir sua ação novamente, como um "Clone", isso pode ser usado para criar combos extensos que causaram grandes danos no inimigo. - PRESENTE: Se você consumir todas as barras de energia (no caso são 5), vai resultar em um ataque em área devastador. E finalmente - FUTURO: Ele basicamente faz a mesma coisa do Passado, a diferença é que ele criar clones dos personagens mais lentos, ao qual também é possível fazer combos entre os personagens verdadeiros e seus clones, assim como a skill "Passado". Essa energia usada para ativar o Gear é obtida ao enfrentar e derrotar inimigos. Resumidamente, são complementos tirados do Romancing SaGa Ministrel, com os dois sensos que ajudaram a tornar aquele game um jogo único e derradeiro só que de uma forma diferente. Os combos ocasionais e as técnicas especiais em conjunto deixam o game com um espetáculo de "acrobacias" divertidos de se ver.
  5. Password: Parece até sacanagem, mas o jogo trabalha com isso constantemente, mas não de uma forma "roubada", o próprio game disponibiliza os passwords. Você vai encontrando eles de acordo com as sidequests que vai concluindo e essas mesmas sidequests vão liberando mais e mais sidquests e passwords que vão abrindo alguns itens adicionais e poraew vai. É um adicional um tanto quanto curioso, levando o fato que você pode sim, usar os códigos avançados no inicio do game sem se importar em adquiri-los no progresso normal do jogo. 
  6. Raças e Mutações: Neste game o jogador não pode escolher os personagens, somente a cor deles e nome, é possível ser alterado. Sua classe são 2 Humanos e 2 Espers, no entanto, o jogador está livre para alterar eles para diversas outras coisas, assim como transformar todos em monstros ou adquirirem as novas formas disponibilizadas neste game, que são os Beastmans e Cyborgs ao qual darei mais detalhes no tópico seguinte.
  7. Pericias e Classes: Eles repaginaram o sistema de "pericias com armas" dos SaGas anteriores. Agora você tem uma extensa tabela mostrando os gráficos de level, os diferentes tipos de armas e magias ao qual cada Raça possui afinidade com alguma dessas pericias. Ou seja: Humanos - Espadas e Katanas/ Espers - Sabres, Arcos e Magias/ Beastman - Artes Marciais e Lanças/ Cyborgs - Espadas Pesadas e Machados/ Robôs - Armas de fogo em geral. Monstros continuam aquela complexidade, no entanto agora é mais simples de saber o que você se tornará ao comer alguma carne (E sim, foram adicionado mais monstros ao game). Apesar da complexidade, o jogo segue o mesmo esquema dos SaGas anteriores, quanto mais você usa uma Arma mais pericia vai adquirindo com ela, e consequentemente adquirindo novas habilidades para serem usadas.

PERSONAGENS

Falarei apenas dos 4 personagens principais, todavia não tenho informações tão relevantes, só uma pequena descrição mesmo, já que ambos são nitidamente baseados nos personagens do Final Fantasy Legend III só que obviamente melhorados. 

Dune


Ele é o que vale ao Arthus do FFLIII. Esse é o personagem principal, ao que parece ele venho de um futuro muito distante. Basicamente o "cabeça" do grupo, então quase sempre ele que dará a palavra final sobre as decisões, pois o Gear of Time está em posse dele. Algo que pode bugar sua cabeça é que ele possui uma irmãzinha no Presente.

Sireugh


A nova forma de Sharon. Sireugh é uma humana do Presente e neta do Ancião de Dharm. Ela demonstra interesse amoroso por Dune, mas obviamente esse relacionamento é impossível já que Dune é de uma época muito a frente do seu tempo.

Polnareff


O novo visual de Curtis. Apesar dessa marra de durão as cenas de comédia meio que se iniciam com ele, já que pra ele tudo é mais fácil de resolver na base da pohada ou da ignorância (Nunca vi sujeito tão lúcido).

Milfie


A personificação da Gloria (e poem gloria nisso..) É eu tô ligado, é um nome meio.. estranho..? Mas foi o que os tradutores colocaram. Todavia já sabemos aonde o significado "Milfie" surgiu (e que Milfie..) Ela assim como Polnareff são dois mutantes (Espers) de um futuro não tão distante do presente. Ela também tem um comportamento um pouco "delicado", mas sem duvida o charme dela combina bem com isso.




ANÁLISE DO GAME

O jogo em se é muito bom mesmo, apesar das falhas em ser quase que completamente focado em coisas "aleatórias", todavia os personagens tem carisma, e a história consegui ser interessante apesar de "simples" teoricamente. O sistema de pericia com armas funciona perfeitamente e pra quem gosta de grindar vai fazer a festa aqui (ou não) por que como explicado anteriormente, cada raça tem pericia com determinada arma assim facilitando o leving delas, no entanto uma raça pode sim upar pericia com uma arma que não condiz com sua atual forma, porém o leving é extremamente cansativo. MAS, esse jogo lhe dá uma liberdade incrível na alteração de classes do seu personagem. Você pode upar pericia com espadas grandes sendo um Cyborg e depois evoluir pra um Esper, upar perícia com magias ofensivas ou de suporte e depois retornar novamente para a forma humana ou vice e versa, claro, isso vai tomar bastante tempo, mas é como eu disse, isso é pra quem CURTI mesmo grindar em jogos para ficar mais e mais forte, apesar do jogo no seu gameplay normal não exigir tudo isso. Sem esquecer dos Monsters, eles agora "acumulam status", no caso, eles tem sua tela de status comuns que dificilmente é alterada (mas ocorre sim) e uma ocultada, que não é mostrada ao jogador, assim, toda vez que na forma de monstro aparecer na tela que você adquiriu 1 upgrad de status ele será adicionado a tela ocultada e assim que você se tornar uma raça humanoid os status escondidos serão sobrepostos aos da forma de monstro (no caso substituídos). A vantagem de se acumular como monstro é que eles adquirem raciais que lhe dão resistência, aumento de dano ou até imunidade a certos ataques, mas escolher esse caminho torna o sistema de leving mais e mais complexo, então nao se importe com isso e foque em jogar da forma que mais lhe agrada.





NOTA


No critério de análise eu realmente não consigo analisar as coisas direito, já que eu não tenho frescura para jogos. Joguei, gostei, pá, ta uma maravilha, porém tentarei ser o mais critico possível.


  1. Gráficos: Os mesmos gráficos 3D, não há muito a se dizer aqui, são basicamente o mesmo estilo do SaGa 2 anterior ou remakes de FF para o DS, continuam interessantes.
  2. Animações: As animações sofreram boas melhoras, principalmente para comportar o sistema de skills e os combos em conjunto que foram melhorados e são muito, muito chamativos!
  3. Jogabilidade: O jogo está bem fluido assim como seu antecessor, e também adicionaram um botãozinho durante os combates que pode ser ativado e desligado quando você bem entender para assim cancelar as animações e as batalhas seguirem mais rápido, assim o grind pode ocorrer com mais eficiência.
  4. História: O enrendo se tornou algo meio "secundário", pois parece q os desenvolvedores na época, eu imagino que estavam querendo mais era criar possibilidades situacionais caso houvesse alguém que pudesse manipular o tempo, o que eu quero dizer; É que tudo que envolve viagens temporais é difícil demais criar um enrendo "concreto", e assim como CT ele usa as sidquests para complementar isso..
  5. Músicas: Continuam muito boas. São tantas que é até difícil escolher somente 2 para demonstrar aqui, afinal ainda são as lendas da SquarEnix que fizeram a composição das mesmas, logo, nada a comentar somente a ouvir.
>Música: Hold Out <


>Música: Divine Battle<





NOTA FINAL: 9.0

O jogo em se realmente não é de se chamar tanta atenção principalmente por que seu progresso inicial é beeem lento e pouco animador.. No entanto ele dá uma liberdade interessante ao jogador, apesar de ser um jogo relativamente "curto". Ele também sofre de algo que alguns jogadores odeiam, que é o pico de dificuldade. O jogo vai fazer você se sentir poderoso por boa parte do tempo até chegar em um ponto que a dificuldade subirá drasticamente e isso pode acabar complicando você, caso o seu poder seja apenas "ilusório". E lógico, assim como todo SaGa aqui não há level up, seu up de status se deve ao quanto você usa uma arma especifica. Algumas armas ao serem usadas vão aumentar determinados status e você se vê obrigado a ter um bom leque de escolhas ou acabará tendo desfalque em algum atributo que mais a frente fará muita diferença. Outra coisa que talvez seja de interesse saber, é que o jogo guarda o melhor para o "final".. Esse game possui um Verdadeiro Boss Final ao qual pedi 3 Sidequests para ser desbloqueado, o problema é que mesmo que você complete os três requisitos chega o um ultimo muito troll.. basicamente o game requer que você zere o jogo 1 vez para assim desbloquear o Hard Mode (Sim, o game possui sistema de dificuldade) PARA ai, só então, você conseguir fazer essa tal batalha... Bom, a vantagem é que você começa com todas as suas conquistas do gameplay passado, porém do que adianta completar as sidequests na primeira Run e não liberar o bendito Boss? E ele tem uma música exclusiva também. O jogo tem seus defeitos, mas tenta impor suas qualidades acima deles, com diálogos interessantes controle total sobre sua progressão, e muita diversidade de ações durante o combate, sem falar das músicas excepcionais.
Não é a toa que foi praticamente o último da série SaGa a sair por muito tempo.


Se gostou da Análise ou lhe foi útil de alguma forma siga a gente no Facebook.

É isso ai e até a próxima!

3 comentários:

  1. Vou adicionar mas esse jogo ai para a minha lista para jogar algum dia rs. Tá difícil jogar tanto jogo bom hoje em dia com o tempo escasso que nós temos mas vou tentar assim mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Chefe.. nem se importe, existe muito jogos excelentes nesse mundão. Você não precisa jogar todos, apenas se divirta com os que você puder!

      Excluir